Atualizada às 20h40
Um temporal atingiu Arapiraca, na tarde desta sexta-feira (10), e provocou alagamentos, inundações, entre outros transtornos em diversos bairros da cidade.
A chuva iniciou por volta das 16h e, em poucos minutos, ruas do Centro e de bairros como Baixão, Cacimbas, Teotônio Vilela, Zélia Barbosa e Primavera ficaram completamente alagadas. A água chegou a invadir algumas residências e moradores reclamaram de que móveis e utensílios domésticos ficaram completamente molhados ou foram perdidos.
O forró em PVC de uma loja de roupa infantil, localizada na Centro da cidade, desabou. A água escorria pelas paredes e luminárias do estabelecimento, enquanto os funcionários tentavam salvar as peças e mercadorias. Felizmente, ninguém se feriu.
Ainda na região central, a Praça Manoel André, que está com uma parte em obras, foi uma das regiões mais caóticas. O volume de água acumulada deixou a via abaixo da praça totalmente alagada, dificultado a circulação de pedestres e de veículos. A água também invadiu algumas lojas.
O Mercado Público Municipal também ficou alagado. A água invadiu os corredores e quiosques e os comerciantes tentavam evitar prejuízos utilizando rodos e vassouras.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma idosa que estava em uma residência alagada. O órgão enviou uma viatura e cinco militares para a ocorrência.
Mais cedo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta meteorológico, válido até o próximo domingo (12) para todo o Estado. O comunicado aponta que pancadas de chuva, com ventanias e raios, para as regiões do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco.
Segundo a Semarh, as fortes chuvas ocorrerão em função do calor intenso e da alta umidade. A secretaria reforça que a população evite locais abertos durante tempestades, acompanhem as atualizações meteorológicas nos canais oficiais e sigam as instruções da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Em comunicado divulgado, na noite desta sexta (10), a Prefeitura Municipal de Arapiraca disse que órgãos municipais estão monitorando os bairros onde houve registros de danos e atendendo as famílias atingidas.
Leia o comunicado, na íntegra:
"COMUNICADO
A forte chuva que caiu em Arapiraca na tarde e início da noite desta sexta-feira (10) causou alagamentos em vários pontos da cidade.
O temporal ocorreu com um volume excessivo de chuva, o que sobrecarregou o escoamento mais rápido das águas.
Equipes da Defesa Civil Municipal e das Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e SMTT seguem trabalhando e monitorando os bairros onde houve registro de danos e atendendo as famílias atingidas pelo temporal."