Poucos minutos da chuva de verão provocou inúmeros alagamentos em várias ruas do centro de Arapiraca e em bairros da periferia.
Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foi atingida por fortes chuvas fato registrado na tarde sexta-feira, 10 de janeiro. Os maiores pontos de alagamentos foram registrados em diversas áreas da cidade. Um dos locais mais atingidos pela invasão das águas foi a Praça Manoel André, no centro, onde o acúmulo de água nas pistas de rolamento dificultou o trânsito e gerou transtornos para motoristas e pedestres.
Em meio à situação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta meteorológico, válido até o próximo domingo, 12 de janeiro para todo o Estado. Segundo o comunicado, as regiões do Agreste, Sertão do São Francisco podem enfrentar pancadas de chuva, acompanhadas de ventanias e raios, em função do calor intenso e da alta umidade.
Diante do cenário climático adverso, a Semarh reforça a necessidade de precaução. A população é orientada a evitar locais abertos durante tempestades, acompanhar as atualizações meteorológicas por canais oficiais e seguir as instruções da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em caso de emergências.
Transtornos no Centro comercial
Além dos transtornos provocados pelos alagamentos em vários pontos do Centro de Arapiraca, a trovoada provocou também danos em alguns estabelecimentos comerciais.
O excesso de chuva derrubou o forro de uma loja infantil na Rua Dom Vital, assustando clientes e as funcionárias que estavam no local. Imagens feitas por uma cliente mostram a água escorrendo pelas luminárias, enquanto trabalhadores corriam com as mercadorias para que elas não fossem danificadas.
Pouco depois, parte do forro de PVC desabou, alagando o estabelecimento. Houve correria, mas ninguém se machucou. O estabelecimento foi evacuado e a energia foi desligada para evitar maiores problemas. A trovoada que atingiu o Centro e alguns bairros de Arapiraca durou aproximadamente uma hora e um bueiro entupido provocou inundação em uma residência no bairro Primavera, deixando uma idosa em risco.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local pouco antes das 17h, mas os vizinhos da idosa enfrentaram a chuva e desentupiram o bueiro, que permitiu o escoamento da água e liberou o acesso à residência da idosa e, com isso não houve necessidade de atuação da equipe de resgate.
A assessoria dos Bombeiros encaminhou um reforço à comunidade sobre a manutenção de bueiros e galerias:
"O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter bueiros e canais limpos para evitar alagamentos e garantir a segurança de todos, especialmente em períodos de chuva intensa".