O Sesc está com vagas abertas para quem tem interesse em dar continuidade aos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou participar das atividades do Criar Sesc, projeto de educação ampliada que funciona no contraturno escolar. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 645 vagas gratuitas para as atividades dos dois projetos, nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. Para concorrer às vagas, é necessário ter renda per capta familiar de até dois salários mínimos.

As vagas da EJA são destinadas a pessoas interessadas em continuar os estudos que não foram concluídos em tempo regular, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os interessados devem ter idade a partir de 15 anos e disponibilidade para frequentar as aulas nos turnos vespertino ou noturno. No total, são 499 vagas disponíveis para a EJA, sendo 182 para Arapiraca, 183 para Palmeira dos Índios e 134 para Teotônio Vilela.

Já as vagas do Criar Sesc são destinadas a crianças matriculadas no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), em escolas públicas ou privadas, com idade entre 6 e 12 anos. Para as atividades do projeto em 2025, estão sendo disponibilizadas 146 vagas, sendo 41 para Arapiraca, 55 para Palmeira dos Índios e 50 para Teotônio Vilela.

O Criar Sesc não funciona como reforço escolar, pois não atua na educação formal. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, por meio de atividades que têm como base a criatividade, a ludicidade e a educação integral.  O projeto explora diferentes territórios como espaços de aprendizagem, ou seja, as crianças matriculadas estão sempre em contato com áreas verdes, bibliotecas, equipamentos culturais, entre outros.

No Criar Sesc, são desenvolvidas atividades como exercícios de cooperação, oficinas com diferentes linguagens artísticas, processos de criação com foco em inovação, ciência e tecnologia etc., valorizando a linguagem da brincadeira e a diversidade e a inclusão nos processos de desenvolvimento dos estudantes.

Além de terem acesso aos dois projetos gratuitamente, os alunos matriculados terão direito a fardamento e lanche, bem como acessar diversas atividades do Sesc nas áreas da saúde, lazer e cultura, no decorrer do ano. O início das atividades dos dois projetos está previsto para o dia três de fevereiro de 2025, nas unidades Sesc Ler de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela.

Inscrições

As inscrições para os dois projetos ficam abertas até o dia 30 de abril de 2025, e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, conforme a disponibilidade de vagas na unidade de interesse e as especificidades dos editais (disponíveis em sescalagoas.com.br). As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, pelos candidatos ou responsáveis legais, na unidade Sesc Ler de interesse, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

No momento da inscrição, é necessário preencher e assinar a ficha de inscrição, a declaração socioeconômica, o termo de autorização de uso de imagem, a autodeclaração de situação econômica, o termo de compromisso, o termo de autoimagem, o termo de autorização múltipla e o contrato escolar. Além disso, será necessário apresentar a Credencial Sesc (a ser emitida pela Central de Relacionamento com Clientes, caso o candidato ainda não possua), e os seguintes documentos:

• Cópia e original do comprovante de escolaridade ou da declaração escolar do candidato;

• Cópias e originais do CPF e RG do candidato e do responsável legal (caso o candidato seja menor de idade);

• Cópia e original do comprovante de residência (emitido nos últimos 60 dias);

• Documento que comprove deficiência física ou mental do candidato (quando aplicável);

• Duas fotos 3x4 (atualizadas).

Os resultados das inscrições, com os nomes dos alunos selecionados, serão divulgados no site do Sesc Alagoas (www.sescalagoas.com.br) a partir do dia 30 de janeiro.