O Banco de Sangue do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está precisando de doadores. O estoque está em nível crítico para todos os tipos sanguíneos e, por isso, o setor faz um alerta sobre a situação e convida a população para fazer doações. Os beneficiários são os pacientes do próprio HU, em procedimentos que vão desde cirurgias até o tratamento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

A falta de sangue no Hospital pode prejudicar a continuidade nos tratamentos porque alguns pacientes podem não ter o organismo preparado para receber medicação, a exemplo dos quimioterápicos, ou então, provocar o cancelamento de cirurgias.

 

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário que o usuário esteja em boas condições de saúde, não esteja tomando medicamentos como antibióticos, não esteja com febre ou com sintomas de infecção. Também deve ter peso mínimo de 50 kg, estar alimentado (não é necessário jejum) e ter dormido pelo menos seis horas antes. Pessoas entre 16 e 18 anos devem estar com os responsáveis. Adultos podem doar até os 69 anos.

Homens pode doar sangue quatro vezes ao ano e mulheres três, segundo o Ministério da Saúde. A contribuição regular, ao menos duas vezes por parte da população, preveniria crises no estoque dos bancos. “É uma questão de consciência e cidadania que precisamos ter, sabendo que é uma atitude altruísta e voluntária. Desta forma, damos melhoria de vida aos que recebem o sangue, pois há pessoas que estão dependendo daquela bolsa para continuar, seja um tratamento ou cirurgia”, ressaltou a enfermeira do Banco de Sangue, Ingryd Leylane Galvão.

Quem doa, além de ajudar o próximo, é beneficiado com, por exemplo, a dispensa do trabalho no dia da doação. Para os celetistas – trabalhadores da iniciativa privada, há também um dia de folga. Sem contar com a possibilidade de pagar meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer.

 

Horário

A equipe do Bando de Sangue trabalha de segunda à quinta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h, e na sexta-feira, das 7h30 às 12h. Os doadores podem agendar o melhor horário pelo telefone (82) 3202-3743, ou comparecer ao HU munidos de documento oficial com foto.

 

*Com assessoria