Uma nova pesquisa realizada pela Atlas Intel e divulgada nesta sexta-feira (10) revela que 49,8% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), superando a taxa de aprovação, que é de 47,8%. 

A queda de 2,3 pontos percentuais representa o pior nível de aprovação desde o início do atual gestão de Lula, que está em seu terceiro mandato como presidente.

 

 

Segundo a pesquisa, quando questionados sobre como avaliam o governo, 44,6% dos entrevistados classificaram como “ruim/péssimo”, enquanto 40,8% consideraram o governo “ótimo” ou “bom”.

 

 

Os dados também destacam que a geração de empregos e o combate à pobreza foram as áreas mais positivas entre os entrevistados. Por outro lado, o combate à inflação, o equilíbrio fiscal, a priorização de gastos estratégicos e o nível de impostos foram avaliados negativamente pela maioria.

Além disso, 80,6% dos brasileiros acreditam que o nível geral de impostos no país é mais alto ou muito mais alto do que deveria. A isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais foi considerada uma boa medida por 82% da população, mas apenas 30,5% afirmaram que essa ação teve um impacto positivo na avaliação do desempenho do governo.