Começa nesta sexta-feira (10) o Festival Verão Massayó 2025. O evento acontece na Praia da Avenida, no bairro Jaraguá, nas proximidades do Memorial à República.
Este primeiro dia contará com apresentações de Dennis, Xand Avião, Xanddy Harmonia, Boca de Forno, Toninho e Brunin. No intervalo entre as bandas, a animação fica por conta dos DJs Gele Trindade e Allan Dias. Ainda neste final e semana, a população poderá assistir a shows de artistas como Roupa Nova, Claudia Leitte, MC Daniel, Matuê e Sorriso Maroto.
Para o festival, mudanças no trânsito e um esquema especial de segurança foram organizados. Confira abaixo:
Mudanças no trânsito
Durante o evento, a Avenida da Paz será bloqueada no sentido Centro/Pajuçara, no trecho que vai desde o Clube Fênix até o Cais do Porto. O trânsito no sentido Pajuçara/Centro, pela Avenida da Paz, ficará liberado para a circulação de veículos.
Assim como acontece em outros eventos, os usuários do transporte público poderão desembarcar e embarcar na Avenida Walter Ananias, em frente ao Condomínio Rosa dos Ventos. Táxis e mototáxis estarão na região da Praça Marcílio Dias e poderão aguardar passageiros. Os veículos de transporte por aplicativo poderão embarcar e desembarcar ao longo da Avenida da Paz, de acordo com as sinalizações implantadas na região.
Uma viatura estará posicionada no Clube Fênix e desviará o fluxo para a Rua do Imperador/ Praça Sinimbu. Outra equipe viária ficará na intersecção da Avenida Deputado Humberto Mendes (Foz do Salgadinho), para impedir que os veículos acessem a Avenida da Paz. Outras equipes estarão nos encontros da Rua Walter Ananias com a Rua Doutor Baptista Accioly (Sesc) e a Rua do Uruguai, para evitar travamentos nos cruzamentos.
Segurança
As cabines de acolhimento farão parte da estrutura do Festival Verão Massayó para conscientizar turistas e maceioenses sobre os crimes de assédio sexual, racismo e LGBTfobia. Um espaço também estará disponível para que possíveis vítimas efetivem Boletins de Ocorrência (BO) no local.
O evento vai contar ainda com a atuação das equipes dos programas Maceió sem Assédio, Maceió com Respeito e Maceió por igualdade racial. Quem precisar de acolhimento durante a festividade pode ir até o local e receber as orientações necessárias para a abertura do BO.
A iniciativa surgiu no São João Massayó de 2023, ao tornar Maceió a primeira capital do Brasil a realizar Boletins de Ocorrência em um evento público. O oferecimento do serviço demonstra o comprometimento do Município com a proteção de todos os cidadãos, o que possibilita que todo o público curta a festa de maneira segura.