Morreu, na última terça-feira (7), após passar mal no sistema prisional alagoano, o italiano Pasquale Palmieri, condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato de José Benedito Alves de Carvalho, no estacionamento do Fórum da Capital, em Maceió, em março de 2021.
A morte de Palmieri foi confirmada pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em nota divulgada nesta quinta-feira (9). O italiano tinha 78 anos e cumpria pena na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, em Maceió. Ele tinha diabetes e hipertensão, passou mal e foi levado para Hospital Metropolitano de Maceió, mas faleceu na unidade hospitalar.
Pasquale Palmieri foi condenado em maio de 2022 pelo assassinato de José Benedito Alves de Carvalho, marido da advogada Maricélia Schlemper, que foi baleado em frente ao Fórum da Capital, no bairro do Barro Duro. Segundo as investigações, Maricélia era o alvo do atentado.
José Benedito acompanhava Mauricélia, que representava a ex-companheira de Pasquale Palmieri em uma audiência na Vara da Família. Conforme os autos do processo, Maricélia e José Benedito estacionaram o carro e seguiram ao encontro da ex-mulher do italiano, quando ele se aproximou e, ironicamente, cumprimentou a advogada perguntando se, naquele dia, chegariam a um acordo.
Após a resposta da advogada, Pasquale sacou um revólver calibre 32 e mirou em direção à cabeça de sua ex-mulher avisando que “não teria acordo nenhum”. Apesar de puxar o gatilho, a munição pinou. Ele então apontou a arma para Maricélia e José Benedito, vendo a intenção criminosa do italiano, passou à frente de Maricélia e a empurrou para fora do alvo do disparo. Com raiva, Palmieri efetuou dois tiros contra José Benedito, um atingiu a mão e o a região torácica. A vítima não resistiu.
Leia a nota divulgada pela Seris, na íntegra:
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) confirma o falecimento do custodiado Pasquali Palmieri, idoso de 78 anos, italiano que estava recolhido na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, em Maceió.
Com histórico de doenças crônicas, o italiano fazia tratamento para diabetes e hipertensão arterial e passou mal no mês passado. Ele chegou a ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade de saúde, não resistiu e faleceu nessa terça-feira (7) no Hospital Metropolitano de Alagoas, em Maceió.
O italiano Pasquale Palmieri foi julgado e condenado, em maio de 2022, pelo assassinato do advogado José Benedito Alves de Carvalho, morto em frente ao Fórum de Maceió, em março de 2021.