Lançado em março de 2024, o programa Gigantinhos, da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representa uma das iniciativas mais ambiciosas e transformadoras para a Educação Infantil da história de Alagoas. A capital, que enfrenta uma carência histórica de vagas em creches, começa a vivenciar uma mudança significativa em sua realidade, com impactos positivos de uma gestão comprometida desde os primeiros anos de vida das crianças maceioenses.
Com um investimento significativo e uma proposta de expansão sem precedentes, o programa está garantido um futuro promissor para milhares de crianças, ampliando o acesso à educação e assegurando uma formação de qualidade. O investimento de R$ 165 milhões representa o maior conjunto de ações para a educação da primeira infância já realizado na história do estado, garantindo a oferta de cerca de 10 mil novas vagas a crianças de zero a seis anos.
Para se ter uma ideia do impacto do projeto, em 2021 Maceió ofertava pouco mais de 9 mil vagas para a Educação Infantil. A capacidade passou para 11.200 em 2023 e, para mais de 16 mil vagas em 2024, transformando a vida de milhares de famílias e crianças em vários bairros de Maceió.
Com o início das atividades, em dezembro de 2024, de mais um Gigantinho, no Graciliano Ramos, hoje Maceió conta com 11 unidades, sendo quatro CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), também conhecidos como creches, próprios (Orlando Cajé; Braga Neto; Estudante João Pedro; e Ivaneide Maria) e sete CMEIS-RP (Rede Parceira), nos bairros da Ponta da Terra, Chã da Jaqueira, Antares, Tabuleiro do Martins, Santos Dumont, Poço e Cidade Universitária.
Creches possuem infraestrutura completa para oferecer assistência e segurança aos pequenos. Foto: Ascom Semed
Investindo no futuro
Essa revolução na Educação Infantil representa um grande avanço para Maceió, não apenas pelo número de vagas, mas também pela qualidade do atendimento e infraestrutura das novas unidades, totalmente climatizadas, funcionando em tempo integral e equipadas com cozinha industrial e espaços de lazer.
O Gigantinhos reflete o compromisso da Prefeitura de Maceió em investir no futuro das crianças e garantir a elas um início de jornada escolar com mais igualdade de oportunidades e acesso a um ensino de qualidade. Com um projeto grandioso e ações concretas em andamento, o programa se firma como uma verdadeira transformação na educação da primeira infância, promovendo mudanças significativas e duradouras para as próximas gerações.
Programa Gigantinhos oferece atendimento de qualidade às crianças atendidas. Foto: Ascom Semed
A expansão do programa continuará em 2025, com a previsão de atingir 25 mil vagas, por meio da construção de 11 novas creches próprias já em andamento, com ordens de serviço assinadas, e mais 16 creches com a Rede Parceira.
Compromisso familiar
Por meio do Gigantinhos, a Prefeitura também transformou a vida de famílias afetadas pela mineração da Braskem em bairros como Bebedouro, Bom Parto, Chã de Bebedouro, Mutange e Pinheiro. Com a abertura das novas unidades, a prioridade na pré-matrícula foi dada a crianças dessas regiões e àquelas que ficaram em lista de espera por vagas no início do ano.
Muitas famílias ainda enfrentam as consequências da desocupação forçada e a incerteza do futuro. Garantir que suas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade é mais do que um direito — a decisão é um alívio para pais e mães que buscam um ambiente acolhedor, transformador e atencioso enquanto lidam com os afazeres cotidianos.
A ação da Prefeitura vai além das crianças. Pensando em auxiliar as famílias a retomar sua estabilidade, foram reservadas vagas de trabalho nas novas unidades para moradores das áreas evacuadas.