A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue em 2025 com a expansão da oferta de assistência à saúde na parte alta da capital alagoana. A partir desta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Macário, localizada no bairro Santos Dumont, passou a integrar o Programa Corujão da Saúde, estendendo o acesso dos usuários aos serviços de saúde disponibilizados pelo Município até às 21h.

Presente em 24 unidades de saúde de Maceió, o Corujão da Saúde foi criado para ampliar os atendimentos, especialmente para o público trabalhador, que não dispõe de condições para o comparecimento nas unidades de saúde no horário comercial. Com a iniciativa, o acesso aos serviços básicos de saúde foi facilitado, o que possibilita o comparecimento também no horário noturno.

No modelo inovador, a UBS João Macário vai oferecer à população, no horário das 17h às 21h, atendimentos em clínica-geral, psiquiatria e odontologia. Os usuários terão ainda à disposição procedimentos da área de enfermagem como atendimentos de pré-natal, aferição de sinais vitais, citologia, vacinação, curativos, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, além de atendimentos preventivos em hanseníase e tuberculose.

“O Corujão da Saúde trouxe um grande avanço para a assistência em saúde na capital alagoana, assegurando ainda mais benefícios aos usuários do SUS. Quem não pode se ausentar do trabalho durante o dia para cuidar da saúde agora tem essas unidades, em horário estendido, para ter o acesso necessário a uma consulta ou exame”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura.

Com demanda espontânea para facilitar o acesso, usuários cadastrados e a comunidade em geral podem receber atendimento. Basta ir ao local munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Confira as unidades com Corujão da Saúde:

- UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);

- UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);

- UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

- UBS José Tenório (Serraria);

- UBS Durval Cortez (Prado);

- UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);

- UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);

- UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);

- UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);

- UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);

- USF Jorge David Nasser (Ipioca);

- USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);

- UBS Jardim São Francisco (Levada);

- UBS Felício Napoleão (Jacintinho);

- URS Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);

- URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);

- URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);

- UBS João Macário (Santos Dumont);

- UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);

- USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);

- UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);

- UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);

- UBS Roland Simon (Vergel);

- UBS Geraldo Melo (Bom Parto).