Considerada um dos marcos da atual gestão da Prefeitura de Maceió, a despolitização das unidades de saúde foi uma das primeiras medidas definidas pelo prefeito JHC. A decisão, tomada para garantir transparência e autonomia nas ações de saúde, cumpriu, já no início da gestão, um compromisso assumido ainda à época da campanha. 

Empenhado em assegurar a valorização dos servidores públicos desde o início do mandato, o prefeito JHC instituiu, a partir de abril de 2021, que a direção dos postos da capital passasse a ser ocupada apenas por servidores do município, escolhidos com base em critérios técnicos como competência profissional e capacidade de gestão.

Com a implantação da escolha de diretores por critério técnico e não mais por indicação política, como ocorria em gestões passadas, a Prefeitura de Maceió abriu espaço para que os servidores efetivos da Saúde, que conheciam a fundo as necessidades da pasta, aplicassem o conhecimento adquirido ao longo do trabalho para promover o atendimento eficiente e eficaz para a população que recorre aos serviços das unidades de saúde.

Ao romper com a tradição da interferência política nas 70 unidades de saúde da capital alagoana, a gestão municipal não só demonstrou a seriedade e importância com que trata o servidor público, mas também seu compromisso em construir uma nova história na saúde pública de Maceió.