Os entendimentos e as negociações entre o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o vereador Fabiano Leão (PP) que foi reeleito para o terceiro mandato, foi concretizado nesta terça-feira 07, e passa ser o novo secretário municipal de Esportes. O cargo estava aberto desde a saída do ex-secretário radialista Josenildo Souza, no último dia de dezembro de 2024.
Fabiano foi reeleito vereador nas últimas eleições em outubro, e deve se licenciar da Casa de Herbene Melo por tempo indeterminado. O primeiro suplente do PP, ex-vereador Adriano Targino, deve assumir a vaga no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro na condição de primeiro suplente do PP.
Segundo fontes do blog, Fabiano Leão impôs suas condições e exigências para aceitar a proposta do prefeito Luciano Barbosa e terá amplos poderes no cargo inclusive com o comando do estádio Coaracy da Mata Fonseca e condições para dar um maior amplitude ao esporte amador em Arapiraca em todas as modalidades.
Fabiano deve receber do prefeito uma secretaria com mais investimentos do que em 2024, o que foi um dos pontos tocados pelo vereador para aceitar a função. Com a saída do vereador para uma secretaria, são dois vereadores até momento, licenciados para dar vaga a primeiros suplentes.
Os parlamentares que deixarão a Casa de Herbene Melo para ocupar funções na gestão municipal, além de Fabiano Leão, Carol Valeriano já se licenciou do mandato para assumir a pasta de Serviços Públicos. Em seu lugar, assume o mandato o primeiro suplente Valsandy Veras em um acordo político entre o prefeito Luciano Barbosa e o ex-senador Rodrigo Cunha, vice prefeito de Maceió.
Todas essas articulações, tem reflexos na eleição de 2026 onde o prefeito Luciano Barbosa tem pretensões de Reeleger Daniel Barbosa (PP) para a Câmara dos Deputados e o outro filho, Lucas Barbosa para a Casa de Tavares Bastos.