Com a chegada oficial do verão, as altas temperaturas fazem com que o consumo de energia elétrica cresça, devido ao aumento do uso de equipamentos como ventiladores, ar-condicionado e climatizadores. Pode parecer impossível, mas economizar na conta de luz, fazendo uso consciente desse bem, é tão possível quanto acessível e pode impactar no orçamento doméstico ou empresarial de maneira positiva.

 Pensando nessa realidade, a Equatorial Alagoas traz dicas de como economizar sem perder o conforto climático tão procurado nesse período.

 Ar-condicionado, chuveiro elétrico e geladeira são alguns eletrodomésticos que merecem maior atenção nesse período.

 Sobre o ar-condicionado: prefira manter a temperatura entre 23 e 24 graus. Quando o aparelho estiver ligado, deixe portas e janelas fechadas impedindo a saída do ar; procure fazer a manutenção nos filtros do equipamento regularmente, e sempre que possível, opte pelo ventilador que consome menos energia elétrica;

  • Para o chuveiro elétrico: evite banhos muito prolongados, dessa forma é possível economizar energia e também a água; deixe o chuveiro no modo verão e opte por chuveiros com possibilidade de fazer ajuste de temperatura gradual, o que irá garantir um menor consumo de energia.
  • Geladeira: Abra apenas quando realmente precisar. Lembre-se que o abre e fecha do equipamento com frequência aumenta o consumo de energia. Instale a geladeira longe de fogões paredes que recebem muito calor, evitando assim que o equipamento trabalhe mais para manter a temperatura e consequentemente consuma mais energia elétrica. É necessário conferir regularmente se as borrachas de vedação estão em bom estado e nunca estenda roupas ou panos na parte de trás da geladeira.

Outra dica importante é o Selo A Procel, que deve ser observado para todos os equipamentos na hora da compra. O Executivo de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial, Cadmo Oliveira, ressalta que mudanças de hábitos fazem toda diferença. “Uma atitude simples que todo mundo deveria fazer é lembrar de sempre que sair dos ambientes, desligar a luz e retirar os equipamentos eletrônicos da tomada. Sabemos que os aparelhos em modo stand-by, com a luz vermelha acessa, continuam consumindo energia, mesmo desligados”, enfatiza Cadmo.

O executivo também explica que o tempo de uso dos equipamentos deve ser controlado, principalmente nessa época do ano, que estamos em um período mais quente. “Com as altas temperaturas é comum ligarmos por mais tempo aparelhos como ventiladores e ar-condicionado, e para não tenha uma surpresa ruim com a fatura de energia é necessário estar atento a essas mudanças e fazê-las de forma consciente”, ressalta.

 Outro ponto de atenção para esse período é que o verão coincide com as férias escolares. Nessa época do ano a rotina muda, porque as pessoas estão dentro de casa por mais tempo, em especial crianças e adolescentes e costumam manter aparelhos eletrônicos ligados por mais tempo e de forma simultânea, como os computadores, TVs e videogames.