As cores, bordados e texturas que fazem referências à cidade de Maceió serão materializadas em vestuários com o Vestir Maceió, iniciativa da primeira-dama, Marina Candia, que convida estilistas da terra a criarem looks memoráveis em homenagem à capital alagoana.

O Vestir Maceió foi lançado oficialmente, nesta segunda-feira (06), quando a primeira-dama reuniu estilistas para uma reunião no auditório da Prefeitura, em Jaraguá. Mas o trabalho de Marina para divulgar os talentos maceioenses e a economia criativa pungente começou bem antes, lá em 2023. "Nessa época de festivais na cidade [ Massayó Verão e Massayó.. Sol, Mar e Forro ], o engajamento da minha conta na rede social tem um aumento de 300%, eu quis usar esse crescimento para algo importante", disse Marina Candia.

As novas criações já serão apresentadas ao público a partir desta sexta-feira, dia 10 de janeiro, primeiro dia do Massayo Verão. O festival acontece em dois finais de semana, às sextas, sábados e domingo. Em todos os dias de festa, uma peça exclusiva em homenagem a Maceió será apresentada e vestida pela embaixadora da iniciativa.

"Eu visto pessoas, eu visto histórias e acredito que tudo pode ser passado pela arte de vestir. Quero de coração que todos se divirtam e fiquem à vontade para mostrar o que Maceió tem de melhor, eu amo esse trabalho, é uma honra pra mim conseguir usar a minha visibilidade para mostrar Maceió e os tantos talentos que temos", pontua a primeira-dama.

Este ano, as peças serão majoritariamente pensadas por mulheres, com foco no empreendedorismo feminino.

"Marina é uma mulher que representa muito bem qualquer coisa que a gente quer passar na moda. Ela se comunica bem, então acho um trabalho feliz, assertivo e acredito que vai ser um divisor de águas para todos os envolvidos", frisou a estilista Alina Amaral, que junto às colegas de Rubia Safira, Vanessa Monteiro e Milena Rayssa forma o staff de estilistas responsáveis pelas criações que serão vistas na edição 2025 do Massayó Verão.

Entre as criadoras, há nomes com anos de trabalho dedicados à arte e moda, como Alina Amaral, e também nomes estreantes como a recém-formada Safira. "Estou muito feliz pela oportunidade, faz só um mês que terminei o curso e me ver nesse lugar, com esses nomes é de uma importância muito grande. Estou feliz por mim e também porque sei que isso pode e vai inspirar outros estilistas e novatos como eu", comemora.

"Muito feliz pelo convite e posso dizer que produzimos uma peça linda. O carro chefe do meu trabalho é o crochê e espero que gostem do look, esse trabalho traz muita visibilidade, algo que talvez eu sozinha não conseguiria trazer", acrescentou Milena.

As peças autorais serão apresentadas nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de janeiro e poderão ser vistas na conta da primeira-dama na rede social Instagram, o @marina.candia, que conta com mais de 370 mil seguidores, e também no Massayó Verão.