Os serviços de saúde disponíveis no Posto de Atendimento Médico dos Flexais, localizado no Centro Estadual de Esporte e Lazer, antigo Parque da Lagoa, no bairro de Bebedouro, em Maceió, estão funcionando normalmente com diversos atendimentos médicos. O serviço, que é exclusivo para os moradores dos Flexais afetados pelo evento geológico causado pela mineração de sal-gema funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para ter acesso, os moradores não precisam realizar agendamento prévio, mas necessitam portar comprovante de residência, além do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). No local, durante a semana são oferecidas consultas com clínico geral, psiquiatra e psicólogo. Também são realizados exames laboratoriais, de citologia, troca de curativos, aferição de pressão, teste rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além de aulas de hidroginástica e zumba.

A coordenadora de Ações Estratégicas da Sesau, Késsia Alcântara, ressalta que a secretaria trabalha todos os dias para fortalecer o vínculo com a comunidade e promover o cuidado integral, desde a prevenção até o tratamento.

“É uma população que se encontra vulnerável devido ao desastre ambiental onde se encontram ‘ilhados’, em situação de fragilidade e exclusão. Diante disso, estamos proporcionando promoção de saúde e prevenção de doenças, levando a eles atendimento de qualidade e humanizado, garantindo que cada pessoa se sinta acolhida e tenha suas necessidades de saúde atendidas com respeito e eficiência”, salientou.

Atuando no Posto de Atendimento Médico dos Flexais, a psicóloga Sheyla Maia enfatiza que a unidade é um ponto de acolhimento que visa a qualidade de vida da população residente no Flexal. “O posto do Flexal é muito mais do que um ponto de atendimento, ele é um posto de acolhimento onde a população encontra profissionais competentes e capacitados em promover saúde e prevenir doenças. Nosso trabalho impacta diretamente a qualidade de vida da comunidade, ajudando as famílias a terem uma vida mais saudável”, ressalta.

Assistência

O morador do Flexal Abeliel de Oliveira procurou o Posto de Atendimento Médico para atendimento com psicólogo. De acordo com ele, o serviço faz diferença no dia a dia e ajuda todas as pessoas que residem no local.

“Primeiramente agradeço a Deus e depois a esse ponto de atendimento que ajuda muito, não só a mim, mas toda a população. São crianças, adolescentes, adultos, idoso que recebem atendimento aqui. E tudo aqui está melhorando cada vez mais e tenho certeza que vai melhorar ainda mais”, parabenizou.