O relatório da Pesquisa CNT de Rodovias 2024, divulgado no mês passado, mostrou os resultados da avaliação das rodovias em todo o Brasil. A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), acontece há 27 anos.

Em Alagoas, foram avaliados 834km de rodovias federais. Em Estado Geral, 67,1% das rodovias precisam de manutenção. Na característica Sinalização, 89,9% estão em condições precárias. Outro aspecto avaliado foi o Geometria da Via, onde 61% precisam de manutenção. Por fim, na característica Pavimento, 44,4% foram considerados ótimos, 28,7% considerados bons, 18,8% regulares, 6,4% avaliados como ruins e 3,7% foram avaliados como péssimos.

Confira as informações no gráfico abaixo. 

 

Em Alagoas, foram avaliados 834km de rodovias, sendo elas: BR-101, BR-104, BR-110, BR-316, BR-416, BR-423, BR-424. Veja abaixo: 

 

 

Segundo o CNT, “os quilômetros classificados como Regular estão à beira de uma deterioração mais severa, exigindo manutenção urgente para evitar seu agravamento. Isso significa que, sem intervenções adequadas e tempestivas de manutenção, estes trechos possivelmente migrarão para as categorias Ruim ou Péssimo.”

É importante salientar que os resultados das rodovias estaduais de Alagoas, Rondônia e Roraima não foram revelados pelo painel dinâmico da Pesquisa CNT de Rodovias 2024. 

Nem o relatório, nem o painel dinâmico explicam o motivo das rodovias estaduais de Alagoas estarem de fora. É possível acessar a comparação dos resultados da pesquisa entre jurisdição estadual e federal dos outros estados brasileiros no painel dinâmico do CNT. 

Veja a comparação dos resultados de Alagoas com os outros estados no Nordeste:

Estado Geral

 

Pavimento

 

Sinalização

 

Geometria da Via

 

Sobre as características avaliadas

 

1 - Pavimento: As variáveis avaliadas foram a condição da superfície do pavimento, condição de rolamento e condição do acostamento. 

Apesar da boa avaliação, os resultados demonstram que a estrutura do pavimento, em Alagoas, necessita de cuidados. Veja:

 

Mesmo com boa avaliação na variável Rolamento, ele foi avaliado com 60,7% desgastado em condições da superfície do Pavimento. 

 

2 - Sinalização:  A sinalização é de fundamental importância para os usuários. Os sinais trazem informações precisas para os motoristas, assim eles podem tomar os cuidados necessários para prevenir acidentes.

Variáveis avaliadas:

 

Os resultados indicam que 83% das faixas centrais e 76% das faixas laterais estão desgastadas, necessitando de manutenção. 

 

3 - Geometria da Via: Tem relação com o projeto geométrico da rodovia, o qual está diretamente associado, entre outros fatores, à distância de visibilidade, à segurança para realizar ultrapassagens e à velocidade máxima que o motorista pode atingir. 

 

Em relação ao tipo e perfil da rodovia, o CNT diz que 71,5% são pistas simples de mão dupla e 71% das rodovias não tem curvas perigosas. 

 

 

A Pesquisa

Atualmente, o Brasil tem 1,3 milhão de quilômetros de rodovias não pavimentadas e 213,5 mil quilômetros de rodovias pavimentadas. A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 avaliou 111.853 quilômetros das rodovias pavimentadas, o que representa 52,4% das rodovias com pavimentação. 

 

Avaliação geral brasileira 

Confira o gráfico que mostra os resultados gerais de todas as rodovias pesquisadas. 

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Alagoas, para se posicionar sobre a pesquisa do CNT, e foi recomendado entrar em contato com o DNIT nacional. Porém, até o fechamento desta matéria não se obteve resposta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto da capa: BR-316/Canapi, AL. CNT.

*Estagiário sob supervisão da editoria