Nos últimos quatro anos, mais de 8 mil toneladas de entulho foram retiradas das tubulações, demonstrando o compromisso da gestão municipal em garantir a qualidade de vida da população e minimizar os impactos das fortes chuvas.

A evolução dos números é notória, principalmente entre os anos de 2022 e 2023, quando a quantidade de lixo removido saltou de 857 para 3.564 toneladas. Esse aumento significativo se deve à adesão do uso de equipamentos modernos, como caminhões de hidrojateamento e sucção e robôs de inspeção, que possibilitaram um trabalho mais eficiente e preciso.

Além da limpeza constante das galerias pluviais, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) também realiza a reconstrução de bocas de lobo, poços de visita, sarjetas, calçadas e meios-fios. Sistemas de drenagem danificados pelo tempo ou pelo uso inadequado, como o lançamento irregular de esgoto, também são recuperados.

Um exemplo emblemático dessa transformação é a obra de reconstrução do sistema de drenagem no bairro do Jacintinho, que há cerca de 20 anos não recebia manutenção preventiva. A moradora Adjanira Silva relata os problemas enfrentados antes da intervenção: “Durante todo esse tempo, sofremos com alagamentos constantes. As pessoas não conseguiam sair de casa e a situação era muito difícil. Chegamos a ter problemas com tapurus e cobras dentro de casa”.

Com a proximidade da conclusão das obras, ela celebra a mudança: “Hoje, a equipe está finalizando o trabalho com a pavimentação asfáltica, e não podemos deixar de agradecer a Deus, ao Prefeito JHC e à Seminfra por essa excelente obra que mudou completamente nossa realidade”, afirma Adjanira.

As ações preventivas de manutenção da rede de drenagem têm como objetivo principal melhorar a fluidez das águas das chuvas e reduzir os alagamentos em períodos de maior intensidade de precipitação pluviométrica. Ao minimizar os transtornos causados pelas enchentes, a Prefeitura de Maceió garante mais qualidade de vida para a população.

*Com informações da assessoria