todas as articulações tem forte reflexos nas eleições de 2026
“Dança de cadeiras” e remanejamento entre antigos integrantes do primeiro escalão seguem na quarta gestão do prefeito Luciano Barbosa (MDB). As articulações para beneficiar interesses e dar espaços para partidos políticos e aliados seguem na pauta.
Em um espaço de menos de uma semana após anunciar o secretariado de primeiro escalão, o gestor já promoveu alterações no quadro que já estava formatado. Nomes que já estavam entre os integrantes nomeados mudaram de postos ou acumularam novas funções.
A vereadora licenciada, Carol Valeriano (Podemos), que havia sido anunciada por Barbosa como Secretária de Urbano e Meio-Ambiente, foi deslocada para a pasta que ocupava antes de ser candidata a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que inclui a limpeza urbana e a iluminação pública.
Carol inclusive, já está atando na nova função desde a última sexta-feira (03). Segundo os bastidores, pesou para o remanejamento a experiência que ela já tem à frente da pasta, que ocupou durante quase quatro anos.
Yale Fernandes, que é presidente municipal do diretório do MDB, que havia assumido a secretaria de Gestão Pública, vai acumular a pasta de Planejamento, se tornando o gestor com a maior secretaria da administração municipal. De acordo com informações, ainda não está claro se a fusão das pastas será definitiva ou haverá um substituto.
Thomaz Wanderley, que ocupou a pasta do Planejamento, será remanejado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio-Ambiente, pasta deixada por Carol Valeriano.
Outra mudança, vereador Fabiano Leão poderá assumir secretaria de Esportes
Ainda não está batido o martelo, mas pode ocorrer nesta terça-feira (07) o anúncio do vereador Fabiano Leão (PP) para a Secretaria Municipal de Esportes, pasta que não teve até o momento, o titular definido pelo prefeito Luciano Barbosa.
A secretaria, que é responsável dentre outras atividades, pela gestão do Estádio Coaracy da Mata Fonseca, está aberta desde o remanejamento do ex-secretário Josenildo Souza, que atualmente exerce a função de Coordenador de Articulação Política do gabinete do prefeito.
Se essa possibilidade for concretizada, Fabiano pedirá licença do mandato de vereador, abrindo espaço para o primeiro suplente da chapa do PP nas últimas eleições, o ex-vereador Adriano Targino, que não consegui se reeleger. Se Fabiano Leão ser definido titular da pasta de Esportes descarta a possibilidade do ex-vereador Vicente do Remédio, primeiro suplente do PSB de assumir a pasta.