A Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) apresentou o balanço das ações desenvolvidas na gestão JHC. Criada em 2023, a pasta é responsável por elaborar a modelagem jurídica, econômica e técnica dos projetos estratégicos para Maceió, com foco na transparência e eficiência da gestão pública, bem como no desenvolvimento socioeconômico do município.

 Desde sua implementação, a Semaemi já tocou projetos como o Hospital da Cidade (HC), o Renasce Salgadinho, o BRT (Bus Rapid Transit), a Roda-Gigante, o Plano de Mobilidade (Plamob) e o Cidade Inteligente, projeto que engloba, entre outras ações, a instalação de totens de monitoramento 24h e conexão 4G em toda a cidade, intensificando a segurança viária de Maceió.

 As iniciativas fazem parte do Programa de Parcerias Estratégicas de Maceió, cuja proposta é promover o desenvolvimento, inovação e eficiência na entrega de serviços à população, através de parcerias público-privadas. A reforma do Mercado da Produção e a revitalização do Novo Centro e Complexo Administrativo Municipal são outros projetos que integram o programa.

Renasce Salgadinho é uma obra estruturante que trará enormes benefícios para a cidade. Foto: Itawi Albuquerque
Renasce Salgadinho é uma obra estruturante que trará enormes benefícios para a cidade. Foto: Itawi Albuquerque

“O tempo de estagnação vivido em gestões anteriores passou. Agora estamos caminhando para o progresso. A proposta é sempre viabilizar projetos inovadores e sustentáveis, alinhados às melhores práticas de gestão pública, com foco no desenvolvimento da nossa cidade e na promoção de qualidade de vida para todos os maceioenses”, destacou o prefeito de Maceió, JHC.

Prioridade Máxima

De acordo com o secretário de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana, David Gomes, os projetos que passam por sua pasta são considerados prioridade máxima da gestão.

“A partir da reforma administrativa, o prefeito JHC criou a Semaemi com o objetivo de agilizar a concepção dos projetos estratégicos de diversas áreas, que são realizados em parceria com as demais secretarias e autarquias municipais, sempre prezando pela transparência da execução orçamentária e financeira, além da eficiência na gestão dos recursos públicos”, explicou David.

Outra iniciativa da Semaemi foi a criação do Boletim Econômico, ferramenta essencial para ajudar na formulação de políticas públicas, além de compreender e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.

“O boletim traz dados sobre as tendências econômicas do município, permitindo que empresas locais tomem decisões mais estratégicas para expandir os negócios e atrair novos investidores. O relatório também permite compreender as necessidades dos maceioenses, facilitando a construção de políticas mais eficazes”, explicou o assessor técnico da Semaemi, Fernando Cavalcante.