A ex-vereadora Janaína Lima deu um jeito de cavar um verbete na história da política brasileira. Não sei se vai chegar a tanto, mas, enquanto escrevo, seu nome está em todas as páginas da imprensa nacional – e acho que foi notícia lá fora também. Filiada ao Progressistas, ela não conseguiu se reeleger para mais um mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Na despedida do gabinete, levou pias e vaso sanitário. 

As câmeras de segurança mostram um funcionário da ex-vereadora levando as peças num carrinho de mão – para assombro dos servidores que assistiam à cena nos corredores do prédio. O novo ocupante do gabinete de Janaína é um vereador de primeiro mandato, o ex-BBB Adrilles Jorge. O enredo vai ficando melhor a cada página.

Suspeita de depenar o patrimônio público, Janaína explicou em nota que todos os itens retirados do banheiro foram comprados por ela. Ao assumir o mandato, conta, não havia um vaso e nem outras peças – o que tratou de resolver com dinheiro próprio. Nada mais justo do que pegar de volta. É a lógica. E foi assim que a parlamentar agiu, e pronto.

Eleito presidente da Câmara, Ricardo Teixeira, do União Brasil, disse que a parada é inédita. Depois de uma avaliação dos detalhes, a Casa adotará medidas que julgar necessárias. Já a explicação da ex-vereadora alivia sua barra sobre suposta apropriação indevida. Mas o tamanho do ridículo é definitivo, e não há como reduzir danos.

Do outro lado do oceano, em algum cruzeiro, o sertanejo Gusttavo Lima acaba de se lançar candidato a presidente em 2026. O amigo de Arthur Lira e Bolsonaro garante que está pronto, “caso o país venha a precisar”. Eu já escrevi aqui sobre a iminência de uma celebridade ganhar uma eleição e assumir o comando do país. É roteiro sem volta. 

Nosso Carlinhos Maia é o nome de Alagoas no reality show para o Palácio do Planalto. Essa turma se considera especial porque pode comprar tudo. A ostentação subiu à cabeça, e agora, na busca incessante por aventuras, o influencer quer mandar em tudo.

Foi assim que nesta quinta-feira – segundo dia do novo ano – duas notícias amarraram os pontos da comédia. A vereadora do vaso sanitário e o presidenciável Gusttavo Lima se completam e desvendam o Brasil. O futuro que já começou pertence a eles.