“Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o tema da campanha de conscientização para trânsito de 2025 revela a necessidade de atenção àquilo que é mais importante. E, pensando nisso, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) estabelece um novo quadro de ações educativas para 2025, voltado especialmente para a educação infantil e os diversos modais presentes na capital.

Em 2024, o DMTT já alcançou cerca de 60 mil pessoas em diversas atividades educativas, sendo aproximadamente 10 mil crianças atendidas em ações específicas. O foco na infância é essencial para criar uma geração mais responsável e segura no trânsito, com atividades cênicas, jogos e materiais.

Com o objetivo de transformar hábitos e promover uma cultura de trânsito mais consciente, o programa busca atingir crianças, que são os futuros condutores, de forma lúdica e educativa. Também ampliando o leque, e instruindo acerca dos diversos transportes, desde o pedestre ao motorista.

O plano de 2025 reforça o compromisso com a redução de sinistros e infrações, construindo um trânsito mais seguro. Com a implementação dos novos orientadores de trânsito espalhados no próximo ano, através do Programa Operação Trabalho (POT), a expectativa é que, com o impacto dessas iniciativas, os próximos anos sejam marcados por uma significativa melhoria nos comportamentos de pedestres e condutores em Maceió.

Seguindo a Resolução CONTRAN nº 1.000, que terminou o tema das campanhas educativas de 2024 “No trânsito escolha a vida”. As atividades do DMTT foram definidas de acordo com o cronograma dos temas mensais e focadas em alcançar variados públicos, com a abordagem adequada para época do ano.

Segundo Inês Pessoa, coordenadora técnica de Educação para o Trânsito do DMTT, “além de seguir o cronograma da campanha com foco na diminuição dos sinistros de trânsito, através de educativas em diversos pontos da cidade e Pit Stops, em 2025, com o apoio dos bolsistas do POT intensificaremos as ações aos pedestres, motociclistas e motoristas. Estaremos diariamente nas ruas, instituições públicas e privadas levando orientações verbais, lúdicas além das panfletagens sobre as legislações vigentes.”

Além de programas como o Brota na Grota e o projeto Agentes Mirins, a equipe de educação do Departamento visita escolas de redes públicas e privadas, executando atividades lúdicas sobre as boas maneiras do trânsito para as crianças de toda a capital.

Seguindo essa lógica, o DMTT irá ampliar e intensificar essas atividades durante o ano de 2025, em busca de moldar a futura geração para construir um trânsito seguro para todos.

2024, um ano intenso para a Educação no Trânsito

O trabalho dos educadores de trânsito do DMTT em 2024 abraçou diversas frentes. Foram ações para orientação das pessoas sobre alguma mudança em determinada região, como também atividades de conscientização com motociclistas, nos pitstops; ciclistas e pedestres, sobre o uso correto de seus espaços dentro das vias da capital; e claro, motoristas. Em todos os momentos, o foco abordado foi o respeito, sempre visando um bom convívio no trânsito.

Campanhas como a do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito, em setembro, trouxeram as pessoas para mais próximo da realidade do órgão e mostraram a importância do trabalho de fiscalização.

Foram mais de 15 mil veículos abordados em ações externas, realizadas em pontos variados da cidade. O DMTT também se fez presente em mais de 30 empresas, com atividades que alcançaram mais de 3.000 colaboradores; escolas das redes pública e privada, com mais de 2 mil alunos participando das ações.

O órgão manteve ainda o compromisso com o transporte, com atividades em terminais e as aulas do curso com taxistas, que acontecem todas as terças-feiras, no Sest-Senat, na Serraria.

“Foi um ano de muito trabalho e que nos dá um vislumbre do que teremos em 2025, com ainda mais ações para orientar e passar para as pessoas que a conscientização e o respeito ao próximo fazem a diferença não somente no trânsito, mas na vida”, pontuou Inês Pessoa.