O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) informou, na manhã desta segunda-feira (29), que intensificou a Operação Lei Seca em todo o estado para garantir a segurança nas ruas e rodovias durante as festas de final de ano. As ações, que começaram no dia 15 de dezembro, estão sendo realizadas em pontos estratégicos de Maceió e no interior, com foco na fiscalização do aumento do fluxo de veículos.
Além disso, as rodovias estaduais também receberam reforço nas operações, fruto de um convênio firmado este ano com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).
A ampliação da fiscalização para áreas fora das zonas urbanas tem o objetivo de reduzir os riscos de acidentes e garantir a segurança no trânsito, principalmente devido ao aumento do movimento nas festas de fim de ano. O reforço nas ações segue até o dia 15 de janeiro.
As operações contam com a utilização de etilômetros passivos, que detectam a presença de álcool sem a necessidade de o condutor encostar a boca no equipamento, o que aumenta o número de testes realizados e, assim, resulta em mais eficiência nas abordagens. Em 2024, no período de janeiro a agosto, as ações já resultaram em uma redução de 16% no número de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool, reflexo direto das campanhas de conscientização e da intensificação da fiscalização.
Mistura danosa: álcool e direção
O Detran Alagoas ainda reforça a importância de evitar o consumo de álcool antes de dirigir. A recomendação é que o cidadão busque alternativas para não conduzir o veículo após ingerir bebida alcoólica, como, por exemplo, utilizar transporte por aplicativos, táxis ou contar com motoristas da vez.
Para quem vai curtir as festas, é fundamental lembrar que uma decisão responsável pode evitar tragédias no trânsito. A infração por embriaguez ao volante é considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a recusa ao teste do bafômetro também é passível de penalidades.
*Com Assessoria