O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), fechou o ano de 2024 com investimentos positivos para o setor agropecuário. Foram quase R$ 65 milhões de recursos, entre o Tesouro Estadual e aporte de recursos federais, para a execução de programas e ações que facilitaram a inclusão produtiva de mais de 60 mil agricultores familiares do estado.
Nos resultados do ano estão a entrega de mais de 961 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz dentro do programa Planta Alagoas para garantir a inclusão produtiva e produção local da agricultura familiar. Também foram distribuídos 140 kits de irrigação destinados a 420 famílias em 29 municípios do estado; e entrega de mais de 800 mil alevinos de tilápia do nilo.
A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou que o combate à fome e a geração de renda na agricultura familiar foram as estratégias executadas que tiveram mais impacto na sociedade alagoana. Em 2024, foram distribuídos mais de 13 milhões de litros de leite, adquiridos de 3 mil produtores de leite do estado, para 100 mil famílias do estado. O acesso a mercados para as cooperativas e associações da agricultura familiar, através das feiras realizadas em Maceió e em Salvador (BA), ajudaram no processo de comercialização e valorização do produto.
“O governador Paulo Dantas tem como prioridade fortalecer a mulher e o homem do campo. Este ano, foram destinados quase R$ 40 milhões em recursos próprios do Estado para garantir o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas que asseguram a sua inclusão produtiva, a permanência das famílias no campo e a geração de renda. São investimentos que ajudaram os produtores a plantar no tempo certo, a ter mais independência sobre o clima e, principalmente, que garantiram que os produtos da nossa agricultura familiar, tanto in natura quanto os processados, chegassem ao mercado”, ressaltou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
Na pecuária, Alagoas conquistou o status como zona livre da febre aftosa sem vacinação, após a campanha histórica de 15 dias para imunização de 1,3 milhão de bovinos e bubalinos do rebanho alagoano. Também foram investidos em novos manequins para a capacitação dos alunos no Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, realizado mensalmente em Batalha, além do apoio na realização de Torneios Leiteiros, atendendo 16 municípios alagoanos.
Novos investimentos
Para o ano de 2025, a Seagri vai ampliar o investimento em equipamentos agrícolas para mecanização da agricultura familiar, a exemplo da aquisição e doação de kits de irrigação e máquinas de pequeno e grande porte, como tratores com grades e micro tratores equipados com encanteirador, enxada rotativa e carreta basculante, ideais para áreas de cultivo pequenas e médias.
“Nós tivemos um ano cheio de conquistas e isso foi feito com muito trabalho, que vai continuar em 2025. Vamos avançar de forma significativa na mecanização da agricultura familiar, permitindo a execução de diversas tarefas com eficiência e facilidade, sobretudo para melhorar a qualidade de vida dos produtores”, finalizou a secretária.
Também serão fortalecidos os programas de Distribuição de Alevinos e o Planta Alagoas, com distribuição de meio milhão de mudas frutíferas e doação de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, além da construção de cisternas no semiárido alagoano.