O Procon Racial, em Maceió, foi lançado em 15 de março de 2023 , como política pública antirracista. E a propositora do investimento institucional é  uma militante preta, Andrielly Hamonna, então coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O Procon Racial é  iniciativa pioneira no Nordeste todinho e o segundo, no Brasil,

Surge como uma substantiva parceria do Procon Maceió e Semas, visando a construção de bases estratégicas, para lançamento de uma ferramenta , como canal de educação e denúncia do  racismo estrutural, nos espaços de consumo 

Eureka!

E olha que massa, em um relatório MAPEAMENTO DE AÇÕES DE COMBATE AO RACISMO E PROMOÇÃO DA IGUALDADE PELA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA realizado pela Fundação Tide Setubal,  que mapeou ações municipais realizadas entre 2021 e 2023 e ações estaduais implementadas em 2023, referendou o Procon Racial , como um bom exemplo de  gestão pública, baseada nas leis brasileiras.

E diz mais: o estado de Alagoas, em especial, apesar de contar com uma ação sancional, poderia se inspirar na atuação da capital, Maceió, que implementou iniciativa importante e inovadora, o Procon Racial. 

Bingo!

Fundação  paulista Tide Setúbal é uma organização não governamental, criada em 2006 e busca articular e fomentar oportunidades para quem vive nas periferias, identificar soluções para a redução das desigualdades e promover alternativas que contribuam para a qualidade de vida nos territórios, com a melhora da infraestrutura e dos serviços oferecidos, conectando diferentes atores e gerando modelos que possam ganhar escala e alcançar políticas públicas.

Olha só, João Henrique, a Fundação Tide Setúbal, afirma que o Procon Racial, em Maceió,  é um modelo de política pública.

Massa!

Tá vendo, João,  como urge discutir políticas públicas antirracistas, em Maceió.

Vamos?

Fonte: Mapeamento-de-Acoes-de-Combate-ao-Racismo-e-Promocao-da-Igualdade-pela-Gestao-Publica-Brasileira.pdf