Uma tartaruga marinha foi encontrada ferida na manhã desta quinta-feira (26), com sinais de traumatismo craniano, no Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, localizado no litoral Norte de Alagoas.
Em imagens divulgadas, o animal aparece debilitado à beira do rio, com cortes profundos na região da cabeça.
Segundo o biólogo e presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, o tipo de ferimento é comum em casos de interação com redes de pesca. “Isso geralmente ocorre quando o animal se emalha em uma rede e, para evitar que ele se debata e rasgue a malha, os pescadores batem com um porrete na cabeça para matá-lo e soltá-lo da rede”, explicou.
Esse não é o primeiro caso registrado na região. Há cerca de um ano, o Instituto Biota recebeu uma denúncia semelhante, quando outra tartaruga foi encontrada boiando na foz do Rio Tatuamunha, também com ferimentos graves na cabeça.
A equipe do Instituto Biota já está a caminho do local para realizar os procedimentos cabíveis. Além disso, equipes da Associação Peixe-Boi, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da APA Costa dos Corais também estão se deslocando para realizar o resgate. Posteriormente, o animal será encaminhado para o Centro de Reabilitação do Biota.