A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) é uma das instituições parceiras do Instituto Ronald McDonald que promove anualmente o McDia Feliz.
Considerada a maior campanha de impacto social do McDonald 's, o evento tem fortalecido durante 28 edições a parceria entre as duas instituições, trazendo impactos positivos ao estado, prevenindo e cuidando de todo tipo de câncer infanto-juvenil e de adultos leucêmicos.
A Gerente Geral da Apala, Larissa Padilha, avalia que a Campanha do McDia Feliz ao longo dos anos tem se mostrado sempre inovadora. “O Instituto Ronald McDonald busca trazer novos elementos para divulgação, envio de enxoval para as instituições, inclusão de embaixadores com grande impacto no cenário nacional, a inovação nos últimos anos da possibilidade de aquisição de tickets em meio digital, dentre outras novidades”, comenta.
Em 2024, o projeto que se encontra em execução é o “Quanto mais cedo, melhor! – Etapa 2024”, vinculado ao Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Financiado a partir do recurso da edição 2023, o projeto capacita profissionais da Atenção Básica de Saúde e Pediatras do município de Maceió, Residentes em Pediatria e Acadêmicos de Medicina e Enfermagem.
Outro objetivo do projeto é sensibilizar profissionais de Educação Básica para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil de Maceió, buscando reconhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil visando facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento.
“Somente neste ano de 2024 ofertamos cerca de 14 turmas de capacitação e sensibilização que irão alcançar estes profissionais e estudantes, trazendo grande impacto para eles”, explica Larissa.
Para o ano de 2025, a Apala já tem aprovado o projeto “Quanto mais cedo, melhor! – Etapa 2025”, também vinculado ao Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e que seguirá com as mesmas diretrizes e objetivos na cidade de Arapiraca.
Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados, reforça que a campanha é um convite para que todos se unam em prol de uma causa. “O McDia Feliz é mais do que um evento. É uma oportunidade de fazer a diferença e de mostrar como a colaboração entre diferentes organizações pode potencializar os resultados”, enfatiza.
RESULTADOS 2024
O McDia Feliz arrecadou em 2024 R$ 26,2 milhões, alcançando o marco de mais de R$425 milhões desde sua primeira edição, em 1988, graças ao apoio e a confiança de milhares de consumidores, voluntários e parceiros em uma grande corrente do bem. Com a verba deste ano, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Ronald McDonald beneficiarão mais de 85 projetos dedicados a promover a melhoria na qualidade da educação pública brasileira e maiores chances de cura do câncer infantojuvenil em nosso país, respectivamente.
Especialmente nesta edição, a companhia se comprometeu a ampliar seu impacto positivo e, do total arrecadado, R$1,5 milhão será destinado ao Fundo Aberto de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, criado em maio pela Arcos Dorados e gerido pelo Instituto Ronald McDonald.