O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), anunciou que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei, com caráter de urgência, para autorizar a distribuição de R$ 51 milhões em bonificação extraordinária para os profissionais da Educação do Estado.
O anúncio foi feito nas redes sociais ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos. A medida deve beneficiar cerca de 20 mil servidores da Secretaria de Estado da Educação, entre professores e funcionários administrativos.
Segundo o governador, a bonificação é um reconhecimento pelo empenho dos servidores da educação, especialmente pelos avanços obtidos em 2024, com destaque para os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A bonificação será equivalente ao valor do 13º salário recebido em 2024 para os profissionais lotados nas unidades de ensino que atingiram as metas do Ideb, conforme estabelecido pela Portaria Seduc nº 22.015/2023. Já os demais profissionais receberão metade do valor do 13º salário.
“Estamos muito felizes em poder dar essa notícia maravilhosa para você que está na sala de aula, na escola, que está se esforçando todos os dias para elevar a produção do conhecimento em Alagoas”, expressou o governador.
O governador também destacou o avanço significativo na qualidade do ensino em Alagoas, com o segundo maior aumento na nota do Ideb e na prova Saeb realizada em 2023. Ele lembrou que, em 2024, o Estado distribuiu R$ 200 milhões provenientes de ações judiciais do antigo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundef), recursos que também motivam os profissionais da educação e impulsionam o desenvolvimento econômico do estado.
*Com Agência Alagoas