Foi definida durante reunião estratégica ocorrida nesta terça-feira (24), após assinatura do Termo de Compromisso, a retomada imediata das cirurgias cardiopediátricas, assegurando atendimento às crianças em todo o estado de Alagoas. O documento foi assinado pela Defensoria Pública do Estado, por representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município (Sesau e SMS) e da Fundação Cordial. O encontro foi conduzido pelo coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, o defensor público Ricardo Antunes Melro.
A retomada acontece após três reuniões ocorridas com a presença de entes públicos, médicos e prestadores de serviços a fim de ajustar os detalhes para o retorno dos serviços cardiopediátricos em Alagoas, que estavam suspensos há uma semana e meia, inclusive com criança na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aguardado cirurgia. Na reunião passada teve a presença do Deputado Estadual, José Wanderley.
O Termo de Compromisso estabelece que as cirurgias serão realizadas no Hospital Maceió até que o Hospital Público Estadual Adib Jatene esteja apto para assumir os procedimentos em até quatro meses. Compromissos financeiros e ajustes contratuais entre o Estado, o município e a Fundação Cordial foram definidos para garantir a continuidade dos serviços e evitar novas interrupções. Vale destacar que, até o próximo dia 27, as partes deverão repassar à Defensoria Pública um cronograma das cirurgias.
Também ficou definido um monitoramento por meio de relatórios bimestrais sobre consultas, exames, cirurgias e a situação financeira do Programa do Coraçãozinho.
Para o Defensor Público Ricardo Melro, o termo garante um alívio para as famílias e crianças que precisam do serviço para sobreviver. "Espero que essa conquista traga alívio a muitas famílias, permitindo um Natal com menos angústia e com a esperança renovada. Que essas crianças possam se recuperar e ficarem bem", pontuou.
*Com assessoria