Em 1991, Alceu Collares foi o primeiro chefe do executivo estadual no estado do Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul é um estado, majoritariamente, branco, entretanto, contudo, todavia , em tempos idos, elegeu um politico negro para exercer poderes de administração.

E Collares tinha o respeito de uma gama da população.  Se tornou uma pessoa histórica na política do estado, como bem o diz o atual mandatário, Eduardo Leite.

Filho de um quitandeiro e uma cozinheira, ambos analfabetos, foi alfabetizado na infância, mas deixou de frequentar a escola para vender frutas e assim ajudar no sustento da família.

Ele dizia: "Foi uma infância como todas as infâncias do mundo da periferia, da pobreza, da miséria, da falta até de comida"

Foi deputado federal, duas vezes vereador e o primeiro prefeito negro de Porto Alegre,1986.

Seu gabinete incluía Dilma Rousseff , nomeada por Collares para seu primeiro cargo executivo, o de Secretária da Fazenda

Foi um dos fundadores do Partido Democrático Brasileiro (PDT)

Nascido em 1927, em Bagé, sul do estado, Collares deixa, com toda sua história de luta, um robusto  legado de políticas que investem na  bandeira da justiça social, pelos direitos de trabalhador@s.

Empreendeu uma reforma administrativa e uma "revolução na educação", que incluiu a construção de dezenas de Cieps, ação pioneira de escola em tempo integral.

 Em 2015, foi agraciado pelo Senado com a Comenda Abdias do Nascimento

Ivaldo Paixão, presidente da Secretaria Nacional do movimento negro do PDT emitiu nota, lembrando que: Alceu Collares, com uma trajetória de vida e politica exemplar, exerceu grandes esforços em defesa da democracia e por uma sociedade mais justa e antirracista.

Que a terra lhe seja leve!