O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (23), uma renovação do alerta de baixa umidade para 15 municípios do alto e médio sertão de Alagoas. O alerta, representado pela cor amarela, indica risco potencial e permanecerá válido até às 18h de hoje.
Durante este período, a umidade relativa do ar deve cair para níveis entre 20% e 30%, o que pode aumentar o risco de incêndios em áreas de pastagem e florestas.
Além disso, há a possibilidade de elevação na evaporação, o que pode impactar negativamente as reservas hídricas da região.
A saúde da população também pode ser afetada, com o surgimento de problemas como complicações respiratórias, alérgicas, sangramentos nasais, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
O Inmet também orientou a população das áreas afetadas a seguir algumas recomendações de segurança: mantenha-se bem hidratado, evite esforços físicos durante os períodos mais secos do dia e minimize a exposição ao sol nas horas mais quentes.
Em caso de necessidade de mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Confira sob alerta amarelo:
- Água Branca
- Canapi
- Delmiro Gouveia
- Inhapi
- Maravilha
- Mata Grande
- Olho d'Água do Casado
- Ouro Branco
- Pão de Açúcar
- Pariconha
- Piranhas
- Poço das Trincheiras
- Santana do Ipanema
- São José da Tapera
- Senador Rui Palmeira