Renan Filho pode trocar de ministério e assumir a Secretaria das Relações Institucionais, no lugar do atual titular Alexandre Padilha. Seria um caminho para o presidente Lula fortalecer a articulação política do governo com o Congresso. Em alta no comando do Ministério dos Transportes, a pricípio o senador alagoano não mostra interesse nessa troca de pasta. Mas o presidente já o teria sondado sobre a possibilidade. 

A qualidade dessa articulação do governo com o parlamento nunca foi das mais elogiáveis, mas a coisa se deteriorou no primeiro semestre deste ano. Basta lembrar a fúria com que o deputado Arthur Lira se referiu a Padilha, tratado como “incompetente” pelo beligerante presidente da Câmara. Ironicamente, o ataque de Lira acabou tendo o efeito contrário. Ceder à pressão do deputado seria confissão de fraqueza.

Padilha ficou, mas não conseguiu articular mais nada na Casa sob as ordens de Arthur Lira. O governo teve de recorrer a outros caminhos e escalar novos interlocutores. Com dois anos de gestão pela frente, e naturalmente já de olho nas eleições de 2026, o Planalto não quer correr riscos na delicada relação com deputados e senadores. 

Além de Renan Filho, outro alagoano é cogitado para o lugar de Padilha. É o deputado Isnaldo Bulhões, um nome que vai ganhando espaço como hábil negociador entre seus pares. Ele também desconversa e evita tratar diretamente de seu futuro imediato. De todo modo, essas conversas podem embalar até a volta do recesso, em fevereiro.

Em outra frente para aprumar o governo, Lula espera se reunir em janeiro com Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A dupla deixa o comando das casas legislativas e pode aterrissar no ministério do petista. Agora já se fala que o alagoano pode assumir a pasta da Agricultura. Seria a tão especulada, e já faz tempo, reforma ministerial. 

O falatório é interminável, a boataria também. De concreto, ninguém pode cravar esta ou aquela mudança no governo, este ou aquele nome dentro ou fora do jogo. O que especulo neste texto decorre do que assisti na CNN Brasil durante esta sexta-feira, 20 de dezembro. Analistas debateram todas essas variáveis e muito mais. Pode acontecer qualquer uma das mudanças discutidas na imprensa, ou nada disso ir adiante.

Na foto acima, Lula e seu ministério em reunião para fechar 2024. O encontro ocorreu também nesta sexta-feira. O clima era de descontração, claro. Mas, para alguns dos ministros, pode ter sido uma despedida do governo. No começo de 2025, saberemos.