Um edital elaborado pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), em parceria com o Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados, selecionou 10 municípios de Alagoas para receberem a ampliação do alcance da oferta do serviço de televisão digital, assim expandindo a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Os municípios são: Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. 

Em um chamamento público, mais de 800 municípios se inscreveram, resultando na seleção inicial de 321 cidades, escolhidas com base em critérios regionais. O anúncio dos municípios selecionados ocorreu no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília. 

A solenidade contou com a presença de autoridades como o ministro Juscelino Filho, o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant, e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende. 

O ministro Juscelino Filho destacou a importância do programa ao afirmar que ele levará canais públicos a milhares de brasileiros que atualmente têm pouca ou nenhuma oferta de TV. 

Além disso, durante o evento, foi informado que o Ministério das Comunicações está encaminhando à Casa Civil uma minuta de decreto sobre a TV 3.0, estabelecendo diretrizes para a implementação desse sistema no Brasil. 

“A TV 3.0 é uma inovação na forma de ver televisão no Brasil e no mundo. A EBC debate o tema no Grupo de Trabalho do Ministério das Comunicações, para garantir que as TVs abertas tenham espaço privilegiado neste novo ambiente e, entre elas, as emissoras do campo público”, afirmou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

 

*Com Agência Brasil