A Consciência de Novembro é Pra Valer o Ano Todo é uma frase emblemática simbólica criada por esta ativista, Arísia Barros, faz bem uns dez anos, e utilizada , como mantra, pelo Instituto Raízes de Áfricas.
A frase é uma ferramenta de trabalho que visa fortalecer o conceito social de que o racismo tem que ser discutido e combatido, a partir da implementação de ações antirracistas, o ano todinho, em toda sua complexidade, feito ações permanentes, e não só na efemeridade vapt-vupt, das redes sociais.
E a frase: "A Consciência de Novembro é Pra Valer o Ano Todo’ é para afirmar que não adianta discursos fleumáticos sobre igualdade/equidade, sem instrumentalizar oportunidades reais de acesso e permanência , nos espaços sociais, para a população negra.
Em Alagoas, o 20 de novembro é bem festivo, apesar dos números antagônicos da desigualdade social, mas, que legal a ampla divulgação, que foi realizada , ao longo do no mês de novembro, nos painéis em led, administrado pela Prefeitura de Maceió, da frase-símbolo do Instituto Raízes de Áfricas, "A Consciência de Novembro é Pra Valer o Ano Todo’, reacendeu a discussão/ reflexão cidadã, de que Maceió é Massa sem Racismo.
Não é , mesmo?!