O Evento acontece dentro da programação dos 20 anos da  Política Nacional Cultura Viva, o grupo indigena Wpyra Swpira foi contemplado na  5° colocação no Nordeste no Prêmio Sérgio Mamberti, sendo certificado como 1° Ponto de Cultura Indigena no Município de Palmeira dos Índios, Alagoas  .

 

"O projeto Magia da Terra em parceria com a AIGWS e outros parceiros tem a felicidade de realizar o II encontro de Parteiras, Benzedeira, Meizinheiras indígenas e Quilombolas, partilhar a grande roda de saberes que se faz necessário para tecer a grande rede de cuidados e políticas públicas que atenda as necessidades desse público muitas vezes invisibilizado nas suas dores. O encontro traz também dentro da roda segurança alimentar a partir da geração de renda comunitária, dentro desse território temos riqueza inestimável e o projeto Magia da Terra tem esse jeito de reunir mulheres e instituições e a comunidade para falar e dar voz às mulheres" enfatiza Koram Xucuru.

 

O grupo Indígena foi contemplado em 2023 no Prêmio Sérgio Mamberti dentro da Política Nacional Cultura Viva na Categoria Vovó Bernardina sendo assim reconhecido a Associação Indígena do Grupo Wpyra - Swpira como Ponto de Cultura em quinta colocação na região nordeste com a II Encontro das Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas.

 

Em 2018 o projeto iniciou a realização do Encontro de Parteiras, Benzedeiras, Mezinheiras Indígenas e Quilombolas. O evento tem como objetivo reunir mestras guardiãs do repasse de saberes e fazeres no campo da saúde coletiva, da vida, da cura, do cuidado com a natureza e o cuidado com a comunidade,  o encontro é uma imersão de vivências em práticas integrativas e desafios na saúde, é um  intercâmbio cultural e feitura em rede.

 

O Projeto Magia da Terra faz parte da Associação Indígena do Grupo Wpyra - Swpira Xucuru - Kariri da Mata da Cafurna, localizada em Palmeira dos Índios, em Alagoas, e tem como principal objetivo o fortalecimento da cultura e tradições indígenas. A associação foi criada em 2002 por um grupo de 10 famílias lideradas por mulheres com objetivo de fortalecer a medicina tradicional indígena e geração de renda na comunidade.

 

A coordenação é da Mestra  Koram Xucuru-Kariri, mezinheira, ministra cursos e oficinas em Alagoas e outros estados brasileiros, multiplicando seus conhecimentos, ressaltando a importância da preservação e valorização desse saber como forma de afirmação da cultura e identidade indígena. E através do trabalho desenvolvido com as ervas tradicionais e terapias integrativas, acredita na cura por meio da alimentação e do uso das ervas como remédio. Cânticos, danças e arte também fazem parte desses ritos.Nos anos seguintes, por motivos financeiros e sanitários(em 2019 iniciou a pandemia de COVID-19) o evento não pode ser realizado. A segunda edição acontece em dezembro de 2024.

 

Duas das prioridades do projeto é registrar em formato de documentário o Encontro suas fazedoras tradicionais e organizar a Rede de Parteiras, Benzedeiras, Meizinheiras Indígenas e Quilombolas que são Guardiãs da cultura do repasse de saberes dos Povos Indigenas no cuidado a vida, fortalecimento da ancestralidade e cuidado ao meio ambiente

 

PROGRAMAÇÃO

 

1° dia -  18/12, quarta-feira

 

15h - Chegada e acolhimento

18h às 19h - Acomodação e lanche

20h - Jantar

 

21h - Abertura com uma grande roda de Toré, partilhando quem sou eu, expectativas, utilizando o bastão das ervas.

 

 

2° dia -  19/12, quinta-feira

 

7:30h -  Café da manhã

8:10h - Abertura roda de Toré e saída para o Recanto Paraíso

9h - Oficina Corpo que Fala: Pinturas Corporais -  Banho de Ervas Medicinais

12h - Almoço

14h - Participar da Tenda de Cuidados partilhando saberes

17h - Encerramento

 

Realização: 20 Anos Cultura Viva, Ministério da Cultura e Grupo Indigena Wpyra Swpira

Memória, Produção e Comunicação: Projeto Magia da Terra e Keka Rabelo

Apoio: MOPS Alagoas, ANEPS Alagoas, UFAL, SESAI E FUNAI

 

SERVIÇO

II Encontro das Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas

Data: 18 e 19 de Dezembro de 2024

Local: Mata da Cafurna, Palmeira dos Índios - AL

Nossas Redes: @aigws_ /@aigws2021/ @koram_xk / @magiadaterra_mt /@bureaucomunitario @kekarabelo_al