A jogadora de futebol alagoana Marta levou o Prêmio Marta do Fifa The Best, nesta terça-feira (17), que elege a autora do gol mais bonito da temporada 2023/24. O lance em questão aconteceu com a camisa do Brasil, na goleada por 4 a 0 sobre a Jamaica.
O troféu foi criado no início do ano, como uma forma de homenagem à alagoana que é a maior jogadora brasileira no futebol feminino.
“Quando recebi a homenagem da FIFA com a criação do prêmio com o meu nome, eu imediatamente comecei a sonhar com essa conquista, mas jamais imaginava ganhar já de primeira. Por esse motivo e também por ter marcando com a camisa da Seleção e ainda no meu nordeste, sem dúvida é muito especial pra mim. Já estou pensando em 2025”, disse Marta.
Marta concorria por um lance individual que terminou em golaço durante a vitória do Brasil em um amistoso contra a Jamaica, no dia 1 de junho. A jogada foi responsável pelo segundo gol de Marta na partida e por fechar a goleada de 4 a 0.
O Prêmio Marta é a versão feminina do Prêmio Puskas, de melhor gol do ano. Até então, mulheres e homens concorriam juntos, mas em 15 edições, desde 2009, todos os vencedores saíram do futebol masculino. Marta foi a primeira esportista, entre homens e mulheres, a receber uma homenagem semelhante em vida e é a maior vencedora entre as melhores jogadoras (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018).