A Secretaria de Processamento Unificado (SPU) do Poder Judiciário de Alagoas registrou a realização de 821.472 atos cartorários de janeiro a novembro deste ano, um aumento de 3,55% em comparação ao mesmo período de 2023. A SPU tem desempenhado um papel crucial na celeridade dos processos, agilizando a expedição de mandados, ofícios e certidões de 129.451 processos em andamento nas 52 unidades judiciárias do estado.

Das varas atendidas pela SPU, 20 são criminais. Outras 24 têm competência cível e oito são de juízo único. Para a juíza Lívia Mattos, a SPU desempenha importante contribuição para a celeridade processual.

"O trabalho da SPU é fomentar a produtividade, a expedição de atos em unidades que contam, muitas vezes, com poucos servidores, mas que contam também com o braço estendido da SPU para fazer com que o trabalho continue em andamento".

Atualmente, 88 servidores atuam na secretaria, que tem a magistrada como diretora. "Foi um ano de alta produtividade. As varas que fazem parte da SPU puderam ser servidas da melhor forma possível, realmente com o comprometimento de toda a equipe", disse Lívia Mattos.

Implantada em julho de 2018, a SPU tem a finalidade de não deixar acumular ações no Judiciário estadual, concentrando e agilizando o cumprimento de atos processuais, como expedição de ofícios e mandados, juntada de documentos, devolução de cartas precatórias, arquivamento, entre outros.

 

*Com Assessoria