A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) está acompanhando um caso suspeito de meningite no município, identificado neste domingo (15), na unidade infantil do Gigantinhos de Chã da Jaqueira. Uma menina de apenas 1 ano e 4 meses apresenta sintomas que pode ser da doença. 

A creche  tem 680 crianças matriculadas e continua funcionando normalmente, de acordo com orientação da SMS.

Segundo a pasta, a criança está em com acompanhamento médico, evoluindo bem, sem sinais de gravidade e respondendo bem ao tratamento. Ela segue sendo monitorada, esta hospitalizada e a pasta aguarda a identificação etiológica (bactéria) para fechar qual é o sorotipo da doença. 

A secretaria afirma que desde que o caso foi descoberto, a Área Técnica Municipal das Meningites vem monitorando e já iniciou as medidas de vigilância. O bloqueio de uma possível contaminação em pessoas próximas já foi realizado com a medicação através da profilaxia , e toda a comunidade da unidade escolar está sendo monitorada.

Leia a nota divulgada pela SMS de Maceió :

"A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informa que está acompanhando o caso suspeito de meningite, identificado no domingo, dia 15, no Gigantinho da Chã da Jaqueira. Desde então, a Área Técnica Municipal das Meningites vem monitorando o caso e já iniciou as medidas de vigilância. A equipe técnica segue em contato direto com a Secretaria de Educação de Maceió.

A equipe técnica da SMS está realizando o bloqueio de uma possível contaminação em pessoas próximas, com a medicação através da profilaxia, e monitorando toda a comunidade da unidade escolar. A equipe destaca ainda que não é indicada a suspensão de aula, por ser uma forma mais segura de monitorar as crianças.

Em relação a paciente, trata-se de uma criança, do sexo feminino, de 1 ano e 4 meses. De acordo com o acompanhamento médico, a paciente está evoluindo bem, sem sinais de gravidade, e respondendo bem ao tratamento. A SMS segue monitorando a criança durante toda a hospitalização e aguarda a identificação etiológica (bactéria) para fechar qual é o sorotipo da doença".