Com a conclusão da temporada 2024, foram definidos os 92 clubes participantes da próxima Copa do Brasil no ano que vem- a temporada 2025. O estado de Alagoas terá quatro representantes na competição nacional: CRB (atual campeão estadual), ASA ( vice-campeão), CSA ( Campeão da Copa Alagoas) e CSE ( terceiro colocado no estadual).
Ao todo, 80 clubes irão participar da primeira fase da Copa do Brasil 2025. As 12 entram a partir da 3ª fase, é o caso do CRB que garantiu vaga via Copa do Nordeste. Veja quem entra na terceira fase: Botafogo; Palmeiras; Fortaleza; Internacional; Paysandu; Flamengo; CRB; Santos; São Paulo; Corinthians; Bahia e Cruzeiro.
ASA, CSA e CSE, que entram na primeira fase, já conhecem os possíveis adversários. Os outros 80 clubes classificados são divididos em 8 potes, de acordo com o ranking da CBF, para definir os jogos da 1ª fase.
O ASA caiu no pote E terá como adversário um dos clubes do pote A, que tem grandes equipes do futebol brasileiro, como: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, RB Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
O CSE ficou no pote F e vai enfrentar um dos clubes do pote B, que é composto pelo Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
O CSA vai enfrentar um dos clubes do pote G, que é composto por Boavista, Parnahyba, Maracanã, Santa Cruz-RN, Gas, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Olaria, Portuguesa-SP e Votuporanguense.
Como determina o regulamento da competição, as equipes do pote A, B, C e D irão jogar fora de casa, no entanto, possuem a vantagem do empate. Nesta etapa inicial do torneio, os duelos são únicos, na casa da equipe pior posicionada no RNC ( Ranking Nacional de Clubes).
Potes do Sorteio da 1ª Fase da Copa do Brasil 2025
Pote A: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, RB Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Amazonas, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB.
Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ
Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Gazin Porto Velho e Sergipe.
Pote F: Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-MT, Tuna Luso, Operário-MS, Concórdia e CSE.
Pote G: Boavista, Parnahyba, Maracanã, Santa Cruz-RN, Gas, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Olaria, Portuguesa-SP e Votuporanguense.
Pote H: Guarany, Jequié, Barcelona-BA, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência, União-TO, Dourados, Barcelona-RO e Oratório.
O cruzamento dos potes funciona da seguinte forma: A x E, B x F, C x G e D e H.