Os serviços do WhatsApp e Instagram, pertencentes ao grupo Meta, enfrentaram uma interrupção significativa na tarde desta quarta-feira (11). O Facebook, também da Meta, comunicou que estava passando por uma manutenção necessária. A situação gerou um grande número de reclamações entre os usuários.
De acordo com o site de monitoramento Downdetector, foram registradas 52.094 notificações relacionadas ao WhatsApp, com 80% delas sendo queixas de pessoas que não conseguiam enviar mensagens. O Instagram acumulou 14.234 reclamações, enquanto o Facebook teve 6.472 notificações de problemas.
O Messenger, outro aplicativo do grupo, também apresentou falhas, com mais de 100 usuários relatando dificuldades.
A situação não se restringiu ao Brasil, já que internautas de vários países também relataram problemas.
A Meta ainda não divulgou informações sobre a origem da instabilidade que afetou suas plataformas, mas divulgou nota informando estar ciente do problema.
“Estamos cientes de que um problema técnico está afetando a capacidade de alguns usuários de acessar nossos aplicativos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, diz a nota.