O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) foi enfático ao afirmar, na abertura oficial da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), que a retomada dessas discussões pelas três esferas de governo foi elementar para o fortalecimento e a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e da formação dos profissionais de saúde brasileiros.
Rodrigo participa do evento, que se estende até esta sexta-feira (13) em Brasília, com os diretores do Cosems-AL Josivaldo Nascimento e Valdice Gomes, além do coordenador de Apoio Técnico da entidade, Joelson Lisboa.
De acordo com Rodrigo, fazer gestão do trabalho é inserir no processo desde o funcionário do nível mais elementar aos graduados.
“Esse trabalho de educação permanente visa à qualificação dos profissionais de saúde e a melhoria do atendimento na ponta (Atenção Básica)”, destacou o vice-presidente do Conasems, acrescentando que a instituição trabalha para os 5570 secretários de saúde do Brasil, com o intuito de garantir ao povo brasileiro o acesso ao SUS com qualidade.
O objetivo das discussões, na opinião do coordenador de Apoio Técnico joelson Lisboa é promover a integração entre as áreas da saúde e educação como forma de garantir um atendimento de saúde de qualidade para a população.
Dentre os principais pontos estão a qualificação do trabalho em saúde; e o aperfeiçoamento da formação profissional.
“A 4ª CNGTES é um fórum ideal para o debate e a construção de estratégias que possam auxiliar na melhoria da formação dos profissionais de saúde e das condições de trabalho dentro do SUS, fomentando um sistema de saúde mais eficiente, acessível e de qualidade.”