Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Espaço de Terapia Especiais Unimed (TEU), localizado na Jatiúca, será palco de um evento especial voltado para a capacitação de psicólogas, psicopedagogas e educadores, com foco interdisciplinar. Com vagas limitadas, o evento NorTEAndo tem como objetivo fortalecer a conexão entre alunos neuroatípicos com as escolas e os profissionais envolvidos no desenvolvimento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa visa proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda e prática sobre a importância da colaboração entre clínica, família e escola no processo de inclusão e desenvolvimento dessas crianças. Neste primeiro evento, a parceria com instituições de ensino como ao colégios Sacramento, Sagres e Pierre Vigne, reflete o compromisso em promover um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às necessidades dos estudantes.
“O evento tem como foco a troca de informações e a capacitação dos profissionais para que, juntos, possam criar estratégias de intervenção mais eficazes e consistentes. A colaboração entre os terapeutas e os educadores resulta em um ambiente de aprendizado mais integrado e propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes neurodivergentes”, informa Thauan Ferro, supervisor ABA do Teu Jatiúca.
A participação ativa de psicólogos, psicopedagogos, educadores e familiares é fundamental para o sucesso do processo terapêutico e educacional. A troca contínua de informações sobre o progresso, dificuldades e conquistas dos alunos possibilita ajustes nas abordagens e práticas, promovendo avanços significativos no desenvolvimento das crianças. Além disso, a colaboração interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e comunicativas essenciais para o bem-estar e a integração dos estudantes.
Outro ponto importante da parceria entre escolas e o TEU é a possibilidade de uma identificação precoce de desafios, permitindo intervenções rápidas que podem fazer toda a diferença no processo de inclusão. Isso facilita, também, a adaptação dos ambientes educacionais, promovendo a inclusão das crianças em turmas regulares, onde se sentem valorizadas e compreendidas. “Isso ajuda tanto os terapeutas quanto os educadores a ajustarem suas abordagens, conforme necessário”, esclarece Thauan Ferro.
Programação do Evento
Durante os quatro dias de evento, as psicólogas e psicopedagogas serão as mediadoras das discussões e workshops, abordando temas essenciais para o aprimoramento da prática educacional e terapêutica. A programação inclui:
Dia 9/12: Desmistificando o TEA
Dia 10/12: Como elaborar o Plano de Ensino Individualizado (PEI)
Dia 11/12: A importância da tríade (Clínica – Família – Escola) dentro da ciência ABA
Dia 12/12: Manejo comportamental na escola
Um 2025 mais inclusivo
A Unimed Maceió inseriu o NorTEAndo em seu catálogo de ações para garantir que o ano de 2025 seja mais inclusivo, não apenas em termos de oportunidades, mas também em relação à qualidade do aprendizado oferecido a cada criança, independentemente de suas necessidades específicas.
Serão realizados dois eventos por semestre, e as inscrições direcionadas para profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia e educação, com a recomendação de participação das escolas envolvidas.