Uma ação integrada entre Hospital da Cidade (HC) e a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na última sexta-feira(6), cerca de 100 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B, como parte das ações do movimento Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs. Colaboradores e pacientes foram atendidos pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia. A ação envolveu teste rápido, distribuição de preservativos e orientações sobre o tema.
A diretora técnica do Maceió Saúde e gestora do Hospital da Cidade, Célia Fernandes, ressalta que o cuidado é permanente e fazer o teste é um dos cuidados.
“Temos observado um aumento no número de casos em pacientes que estão em comportamento de risco, o que acaba menosprezando alguns cuidados. Nossa ação reuniu colaboradores, pacientes, acompanhantes num momento de cuidado com a saúde e garantindo uma importante conquista no diagnóstico, no tratamento e na vida das pessoas”, diz Célia Fernandes.
“O Dezembro Vermelho é uma campanha importante e necessária. É imprescindível que as pessoas tenham informações sobre o HIV e Aids, e ainda sobre o aumento dos casos deste agravo. E tantas outras doenças sexualmente transmissíveis. A parceria com a SMS proporcionou que colaboradores, pacientes e acompanhantes realizassem os testes rápidos. Além da nossa sala de espera que tem como objetivo conscientizar pacientes e profissionais sobre a doença e abordar os sintomas, o tratamento e o diagnóstico” – ressalta Laura Carvalho, Enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HC.
Para a assistente administrativa do HC, Rose Brito, realizar o teste é cuidar da saúde como prevenção. “É muito importante para os colaboradores fazer o teste numa ação no ambiente de trabalho. Fiz o teste, participei da palestra e aprendi mais um pouco sobre o Dezembro Vermelho, sendo agente multiplicador daqui pra frente”, afirma.
Ainda dentro da agenda de atividades, foram repassadas informações sobre sintomas, formas de contágio e avanços no tratamento da doença. Os testes rápidos detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com resultado em apenas 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado diretamente para atendimento médico na rede de saúde.
Dezembro Vermelho
Dezembro Vermelho é uma campanha internacional de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida, a Aids. A cor vermelha, adotada para representar a ação, está ligada ao laço vermelho, símbolo internacional da luta.