Nesta segunda-feira, 9, Santa Luzia do Norte teve a honra de receber representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), do Ministério da Agricultura e da Embrapa Alimentos. Essa visita foi uma oportunidade inestimável para demonstrar os avanços realizados pelas boleiras quilombolas da região após a conclusão de um curso oferecido pela Embrapa, que ocorreu em dezembro de 2023.
A visita teve como objetivo observar de perto como o conhecimento adquirido tem proporcionado melhorias significativas nas tradições de fabricação de quitutes, como a tapioca, pé de moleque e má casado. Essas práticas, transmitidas através de gerações, são um património cultural valioso, resultado da resistência dos escravos que formaram o único quilombo urbano do estado de Alagoas. A cultura das boleiras quilombolas é um símbolo de perseverança e identidade que merece ser valorizado.
O secretário de Cultura e Turismo, Poeta Pedão, destacou a importância dessa visita, ressaltando que ela representa um grande avanço para as mulheres boleiras. Estabelecer laços com entidades internacionais como o FIDA pode gerar oportunidades significativas de investimento. Essa colaboração tem como objetivo apoiar ainda mais a capacidade produtiva dessas guerreiras, que trabalham incessantemente para manter viva a cultura local e gerar renda para suas famílias.