Nossa aluna Ariana Keyla ficou entre os dez melhores alunos do Brasil na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A prova teve 4 milhões de inscritos. No ano passado, ela já havia conquistado a medalha de ouro, mas ainda não figurava entre as melhores do país. A premiação ocorreu esta semana, no dia 4 de dezembro de 2025, em Brasília.
Sobre sua participação no evento, Ariana afirmou que, “fiquei muito emocionada em ter essa oportunidade de viajar até Brasília, conhecer o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visitar o Congresso Nacional e ser recebida pessoalmente pelo senador astronauta Marcos Pontes. Tudo isso foi possível graças ao apoio e suporte do Colégio Contato, que contribuiu imensamente para o meu desempenho na Olimpíada Nacional de Ciências e me ajudou a conquistar a medalha de ouro, tornando essa experiência inesquecível.”
O Contato oferece aulas específicas para as olimpíadas do conhecimento. A aluna destacou que, “acredito que as aulas de olimpíadas me fizeram pensar em várias estratégias novas, o que foi essencial para o meu desempenho nas provas.”
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é realizada por cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento é fruto de um convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às sociedades científicas e é destinado a estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.