Oscar Piastri liderou uma dobradinha da McLaren no treino final para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada e pode coroar a equipe campeã mundial de construtores de Fórmula 1 pela primeira vez desde 1998.

O australiano marcou o melhor tempo de um minuto e 23,433 segundos, 0,193 mais rápido que seu companheiro de equipe Lando Norris, que foi o mais rápido na sexta-feira em outra dobradinha na Fórmula 1.

O heptacampeão mundial Lewis Hamilton foi o terceiro mais rápido, 0,390 atrás do ritmo, em sua última sessão de treinos pela Mercedes antes de se transferir para a Ferrari no ano que vem.

Max Verstappen, da Red Bull, que conquistou seu quarto título em Las Vegas no mês passado, foi o quarto mais rápido, mas 0,411 mais lento que Piastri.

Carlos Sainz, da Ferrari, ficou em quinto e seu companheiro de equipe Charles Leclerc, que tem uma penalidade de 10 posições no grid para a corrida de domingo, apenas em nono. “Não estamos em lugar nenhum. Em lugar nenhum”, disse Leclerc pelo rádio.

George Russell, da Mercedes, ficou em sexto, à frente da dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen. Sergio Perez, da Red Bull, completou o top 10.

O australiano Jack Doohan, fazendo sua estreia na corrida pela Alpine, ficou em um respeitável 14º lugar, com seu companheiro de equipe Pierre Gasly em 13º e apenas 0,026 mais rápido.

McLaren no Mundial de Construtores

A McLaren está 21 pontos à frente da Ferrari, faltando 44 para vencer no domingo, quando as condições serão mais frias e a largada será bem mais tarde do que o treino.

“Acho que estamos realmente começando a ter uma ideia da situação por aí. A McLaren está em uma liga própria e depois está logo atrás”, disse o campeão aposentado da Mercedes em 2016, Nico Rosberg, à televisão Sky Sports.