Um homem foi preso por porte ilegal e três armas foram apreendidas nesta quarta-feira (4) no povoado Alto Bonito, localizado no município de Delmiro Gouveia, interior de Alagoas. 

Segundo informações da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) um revólver de calibre 32, além de uma munição intacta, duas espingardas do tipo soca tempero e outra de seta e um aparelho celular, foram apreendidos. 

“A guarnição do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) realizava patrulhamento pela zona rural quando avistou um indivíduo que mudou de direção repentinamente e acelerou o passo ao notar a presença policial, olhando frequentemente para trás até que tentou se evadir. Diante da atitude suspeita, a guarnição decidiu realizar a abordagem”, informou a PM. 

Após breve acompanhamento, o homem foi interceptado. Na revista pessoal, foi encontrada uma arma de fogo. Questionado, ele admitiu possuir mais armamentos em sua residência, todas sem registro – fato confirmado no endereço apontado. Foi necessário o emprego de algemas na condução, mediante risco de fuga (e para garantir a segurança do conduzido, dos agentes e de terceiros).

A ação operacional ocorreu no âmbito da Operação Renoe, uma iniciativa nacional das Polícias Militares para o enfrentamento às organizações criminosas. Esta operação é articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI) da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), no âmbito da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe).

 

 

Horas antes, pela manhã, o Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Barragem Leste, também do 9º BPM, deteve uma mulher de 37 anos e apreendeu uma moto Honda de cor preta, um simulacro de pistola, um distintivo da Polícia Penal do Estado da Bahia e uma quantia em dinheiro.

“A guarnição patrulhava quando percebeu que a mulher que trafegava em uma motocicleta se desfez de um objeto ao observar a aproximação da viatura. Na busca pessoal, foi encontrado o simulacro na mochila de costas – que ela disse não ser de sua propriedade, mas que estava indo entregar a um terceiro. Ao fazer buscas no terreno pelo objeto arremessado, os PMs encontraram o distintivo da Polícia Penal. Ao checar o banco de dados, foi verificado que a mulher responde pelos crimes de estelionato e receptação”, disse. 

Nos dois casos, os autores foram encaminhados inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia para a realização do exame de corpo de delito e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil plantonista de Santana do Ipanema, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.