Representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 26 estados se reuniram até ontem com objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexões sobre temas relevantes para a saúde pública.

A apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Larissa Guimarães, participa do evento em Brasília.

Segundo ela, a ideia é ainda promover a integração entre dirigentes de Vigilância em Saúde dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião contribuiu para identificar desafios nas diversas áreas de atuação da Vigilância em Saúde e Ambiente, assegurando um amplo debate dos representantes na busca de estratégias em apoio a soluções oportunas e fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde no âmbito tripartite.

A partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, todo cidadão brasileiro tem direito à atenção à saúde de forma integral. No entanto, o financiamento tem-se constituído uma preocupação permanente dos gestores e de todos os envolvidos diretamente com a construção do SUS, tornando-se tema constante das discussões das instâncias gestoras.

Como encaminhamento da reunião foi elaborada e aprovada uma carta com todos os representantes (Conasems/Conass/MS) solicitando um melhor financiamento para Vigilância em Saúde. O documento será encaminhado e protocolado junto ao Ministério da Saúde.