No primeiro dia do Congresso dos Municípios Alagoanos, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no Centro de Convenções Ruth Cardoso, o eixo de Licitação já demonstrou ser um dos mais disputados da programação. Com o tema central voltado à aplicação da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), o eixo atraiu gestores, técnicos e profissionais interessados em aprimorar suas práticas de compras públicas, garantindo mais eficiência e transparência.

Dada a intensa procura desde o início das inscrições, as vagas para as atividades do eixo foram rapidamente preenchidas. Para atender à alta demanda, a organização promoveu ajustes logísticos, transferindo as atividades para uma sala maior e reabrindo inscrições, o que possibilitou a participação de mais interessados. A alta adesão reforça a relevância do tema para os municípios que encerram o ciclo de gestão atual e para os que estão iniciando novos mandatos.

Com a parceria da WAP Cursos, especializada em capacitação, consultoria e assessoria na área de licitações, o eixo trouxe palestras e oficinas voltadas para os desafios da implementação da nova legislação, o uso da tecnologia, como inteligência artificial, e o planejamento eficiente nas compras públicas.

Dawison Calheiros abriu os trabalhos com a palestra “A Vida Real nas Licitações”, enfatizando a prática além da teoria e destacando os desafios cotidianos enfrentados pelos gestores municipais.

Já Gustavo Tato, servidor público federal no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor de Licitações, Gestão de Contratos e uso de IAs em contratações públicas, abordou como a inteligência artificial e a tecnologia da informação podem inovar o planejamento de licitações e contratos públicos, de forma que minimizem erros e otimize o tempo.

“As IAs estão na vanguarda as tecnologias desde 2023, o setor de licitações não podia ficar para trás. As licitações estão sendo embarcadas com inteligência artificial e a tecnologia está sendo introduzida com muita força nas licitações tanto por professores que estão falando sobre isso, quanto por empresas que estão desenvolvendo produtos voltados para licitação”, afirmou.

A palestra da CAIXA Econômica Federal e a exposição de Lindineide Cardoso sobre as sanções previstas na Nova Lei de Licitações também marcaram o dia, fornecendo orientações práticas e jurídicas.

O eixo de Licitação ocupa uma posição estratégica no congresso, sendo essencial tanto para prefeitos que estão concluindo seus mandatos quanto para os novos gestores. Entender e aplicar corretamente a Lei 14.133/2021 é um diferencial para evitar problemas com órgãos de controle, melhorar a execução orçamentária e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma mais eficiente e segura.

A presença de profissionais renomados e especialistas, como advogados, administradores e consultores com vasta experiência em contratações públicas, torna o eixo uma oportunidade única para ampliar conhecimentos e compartilhar experiências.

O Congresso dos Municípios Alagoanos segue até o dia 05, com 16 eixos técnicos, incluindo a continuidade do eixo de Licitação, que abordará temas como a regulamentação da nova lei e os procedimentos auxiliares. Mais de 2.500 participantes estão envolvidos no evento, que promove inovação, transparência e sustentabilidade na gestão pública.

O Congresso dos Municípios Alagoanos conta com o importante apoio e patrocínio de diversas instituições e empresas que acreditam na força do municipalismo e na construção de uma gestão pública cada vez mais eficiente e sustentável. Entre os patrocinadores estão: Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. Além disso, o evento conta com o apoio essencial das empresas Acione, Amaru e Capemisa.