Todas as semanas, as crianças matriculadas no Gigantinhos da unidade Santos Dumont, localizado na parte alta de Maceió,  têm altura e peso verificados por equipes de professores e alunos  de graduação, mestrado e doutorado do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa da Ufal e do Instituto de Gestão Educacional e Valorização (Igeve) - que administra a instituição - acontece há três meses e objetiva verificar as condições nutricionais dos alunos e alunas.

 

O professor de Nutrição da Ufal, Haroldo da Silva Ferreira, é quem coordena o projeto, que deverá se estender para as outras quatro unidades do Gigantinhos que são administradas pelo Igeve: Antares, Ponta da Terra, Chá da Jaqueira e Tabuleiro do Martins. De acordo com ele, a iniciativa realiza uma espécie de fotografia nutricional dos 1200 alunos para que seja elaborado um relatório, onde irá constar as condições nutricionais de cada criança.

 

“Também ensinamos os professores a utilizarem os equipamentos de medição para que fiquem aptos a dar continuidade a esse importante projeto”, diz o professor Haroldo.

 

A diretoria do Gingatinhos Santos Dumont, Fernanda Paula Herculano, frisa que o projeto é muito importante para verificar as condições nutricionais de alunos e alunas. “É gratificante fazer parte desse projeto, que  nos dá base para aprimorarmos cada vez mais a nossa participação no tocante a nutrição dos nossos pequeninos”.

 

Recentemente, o Gigantinhos  do Santos Dumont recebeu uma equipe de pesquisadores do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição (Enani), que mediram e pesaram as crianças.

Todos os exames coletados farão parte da Mostra Regional do Enani, que tem como objetivo fazer uma avaliação nutricional de cada paciente. “Trata-se de uma ferramenta muito importante”, explica o professor Haroldo Ferreira.

 

Todos os dias, as crianças do Gigantinhos têm direito a seis refeições diárias que seguem um cardápio balanceado de nutrientes, de acordo com a faixa etária de cada grupo de alunos, que são montados e supervisionados por uma equipe de nutricionistas.

 

Sobre o Gigantinhos

 

Idealizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa Gigantinhos é o maior conjunto de ações para educação da primeira infância de Alagoas. Lançado em março de 2024, o programa está garantindo a ampliação histórica no número de vagas na Educação Infantil, por meio da entrega de 31 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), conhecidos como creches, climatizados e em tempo integral.

Dez unidades no padrão Gigantinhos já foram entregues este ano e, dessas, cinco são geridas pelo Igeve, nos bairros do Antares, Santos Dumont, Ponta da Terra, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins.

 

Sobre o Igeve

O Igeve é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a gestão pedagógica e operacional de equipamentos educacionais, contribuindo e assegurando o acesso à educação de qualidade por meio de parcerias. Com atuação exclusiva no âmbito educacional, o Igeve é reconhecido em projetos de sucesso em vários municípios do país localizados em São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.