Os secretários e técnicos municipais de Saúde discutiram nesta terça-terça-feira (3) no Congresso da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) pautas sobre saúde pública, que têm como intuito promover a qualificação e a solidez do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reafirmou o compromisso da instituição com os gestores municipais da pasta, independente do porte do município.
"Nosso compromisso com as discussões nesses espaços é estreitar cada vez mais o canal de diálogo com os gestores, considerando que somos parte de uma corrente que tem como propósito único o melhor para o sistema, um dos mais copiados do mundo", ressaltou Rodrigo, ao tempo em que pontuou o acolhimento dos secretários de Saúde, previsto para fevereiro.
"Trata-se de uma oportunidade de estamos juntos e trocarmos ideias sobre o fazer SUS. Independente do tempo de gestão no SUS, o Cosems-AL trabalha para todos", reforçou.
Na tarde de hoje foram discutidas Saúde ocular no SUS, que teve como debatedor o diretor do Cosems-AL e secretário de Saúde de Dois Riachos, Rogério Ferro. A palestra foi ministrada pela presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia, Tereza Brandão.
A assessora técnica do Conasems, Alessandra Matias, expôs sobre um Oficina sobre emendas constitucionais, tendo como debatedora a diretora e secretária de Saúde de Batalha, Maria Zilda Ferreira.