A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi), anunciou na manhã desta segunda-feira (2) a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para auxiliar na elaboração do plano de Mobilidade Urbana da cidade.
Segundo a pasta, a iniciativa visa realizar um estudo sobre o trânsito e transporte da capital, além de contribuir para a criação de soluções e intervenções que melhorem a mobilidade urbana.
A Semaemi também mencionou a possibilidade de implementar novos modais de transporte, com o objetivo de garantir acessibilidade, reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A pasta enfatizou a importância de atender às necessidades imediatas da cidade. “A assinatura do contrato reflete a prioridade do município em desenvolver soluções urbanas sustentáveis, alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais”, destacou a secretaria.
Além disso, o processo está sendo estruturado em colaboração com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
“A elaboração do PlanMob ocorre em um momento em que outros instrumentos essenciais de política urbana também estão em fase de desenvolvimento em Maceió, como o novo Plano Diretor, o Plano de Desenvolvimento Econômico e o Plano de Gestão Integrada da Orla. A soma desses esforços promete transformar a cidade em um modelo de gestão integrada e eficiente.”, acrescenta.